9 ideias especiais de endomarketing para o dia das mães

07/04/2020

Compreender uma alma de uma mãe é o que pode fazer a diferença no momento de homenagear as mães da sua empresa. Lembre-se que onde há uma mãe, há um filho (a) e esse é o motivo mais forte para qualquer mãe. Logo na sua estratégia de endomarketing é importante utilizar o mote dos filhos para encantar e surpreender cada uma das mães da sua empresa. 

Como ainda não temos certeza de como estará a situação do Coronavírus durante o mês de maio e o dia das mães acontece no dia 10 de maio, resolvemos escrever algumas ideias sem necessariamente envolver o contato físico e/ou a entrega de presentes físicos. 

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  1. Vídeo com as fotos de todas as mães e uma mensagem direcionada para cada uma delas. Se a equipe ainda estiver em home office, você pode personalizar o início da mensagem com o nome de cada mãe e enviar o vídeo por whatsapp, aplicativo e/ou algum canal de comunicação interna utilizado pela empresa. Os vídeos sempre emocionam, principalmente quando é possível  colocar imagens e situações do contexto da mãe homenageada. 
  2. Cartão On-line com a foto do nascimento do filho (a) e/ou do primeiro dia que o filho chegou na família (em casos de adoção), juntamente com uma mensagem motivacional. Exemplo: Queremos lembrar o dia em que uma mãe maravilhosa acabou de nascer. Nesse dia você sentiu que a sua vida nunca mais seria a mesma, o significado e o propósito de tudo mudaram em um instante, e você passou a perceber que nunca mais estaria sozinha...Queremos te lembrar que você é uma mãe doce, amorosa, que é um exemplo e é muito especial para a empresa XYZ. Comemore esse dia todos os dias, pois afinal você gerou uma vida e por isso representa a própria vida! Essa ideia pode ser realizada principalmente se a sua equipe é pequena, procure buscar essa foto do nascimento nas redes sociais e/ou peça para um familiar da mãe enviar para que o endomarketing possa personalizar.
  3. Fazendo arte com os filhos: se as mães tiverem crianças pequenas, você pode enviar para a casa de cada mãe uma tela pequena e tintas  com as orientações para que cada uma aproveite o momento com os filhos e crie uma arte única. Depois cada mãe envia uma foto do resultado final para compor uma imagem do que é ser mãe. Essa imagem pode ser publicada nos demais canais de comunicação internos da empresa (redes sociais, jornais, revistas etc).
  4. Kit temperos entregues em casa: que tal presentear com um kit temperos, sendo que cada tempero pode ter uma frase específica do que representa o amor de mãe e nesse caso as mães podem ser convidadas a enviarem receitas que fizeram com os temperos. O endomarketing pode divulgar as receitas e fotos dos pratos durante o mês de maio para prestigiar todas as mães, e/ou elaborar um livro de receitas para ser compartilhado com os todos os profissionais da empresa.
  5. Workshop on-line com psicopedagoga e/ou profissional da área da educação para mostrar como as mães podem lidar com esse momento de isolamento social e manter o processo de educação / incentivo aos estudos mesmo em casa. Ou ainda, um workshop on-line com dicas de automaquiagem, dicas com consultora de moda, dicas de inteligência emocional etc.
  6. Presentear as mães com cursos on-line voltados para o empoderamento feminino, autoconhecimento, Inteligência emocional, carreira e/ou autocoaching. Muitas vezes o conhecimento tem muito mais valor do que presentes físicos, agrega para o profissional e também para a empresa. 
  7. Campanha Minha Mãe é Incrível: caso a maioria das pessoas da sua equipe não sejam mães, você pode fazer uma campanha que envolva todos os funcionários da empresa, instigando cada um a gravar um vídeo “caseiro mesmo” simplesmente dizendo porque a mãe é incrível e/ou frases como “eu te amo mãe”, ou “obrigado pela vida”, enfim, alguma mensagem de carinho, e depois juntar todos esses vídeos como uma forma de homenagear todas as mães que proporcionaram que esses talentos fizessem parte da sua empresa.
  8. Sua mãe deixou um recado para você: se a equipe for pequena, combinar com as mães para enviarem vídeos com recados para os filhos, ex.: “Lembra de levar o casaco...”, “Cuidado com quem você anda...”, “Se cuida...”, enfim, as frases típicas das mães, depois divulgar para os profissionais como uma homenagem. 
  9. Voucher Surpresa: analisar o perfil das mães da sua equipe e proporcionar um voucher on-line que possa ser trocado por algo que ela goste, por exemplo, um dia de beleza, uma roupa, uma massagem, uma comida preferida, enfim, algo que seja da escolha da própria mãe.  

Lembre-se sempre que mãe é vida, é amor, é carinho, independente de quem exerceu o papel de mãe na vida dos profissionais da sua empresa, todas as mães merecem ser valorizadas. Crie um momento mágico para as mães da sua empresa e potencialize os resultados do seu endomarketing.

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