9 estratégias para treinar e desenvolver as pessoas da sua empresa

16/09/2019

Mais do que nunca a velocidade das informações está exigindo mudanças na área de Gestão de Pessoas, principalmente no que tange o treinamento e o desenvolvimento de pessoas. No passado bastava fazer uma LNT - Levantamento das Necessidades de Treinamento, buscar fornecedores, analisar viabilidade interna e/ou externa, e executar. Hoje o treinamento e o desenvolvimento das pessoas deve estar alinhado com o propósito da empresa, considerar os direcionamentos estratégicos, o perfil das pessoas e mais do que isso, contemplar também as necessidades individuais de cada um. 

Por isso, resolvemos compartilhar algumas estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para treinar e desenvolver as pessoas conforme o propósito organizacional. 

  • Estratégia 1 - Mapear onde a empresa quer chegar, as competências necessárias para a evolução da empresa e onde as pessoas se encontram com base nessas competências. Nesse caso, a empresa pode inclusive utilizar uma ferramenta simples de Roda de Competências e cada um pode se auto-avaliar, depois os gestores podem analisar caso a caso o que precisa ser potencializado em sua equipe, isso proporciona um diagnóstico rápido e geral da empresa. A empresa pode desenvolver cada uma das competências utilizando-se de várias formas: palestras, cursos livres, games etc. Recomenda-se nesse caso o desenvolvimento de um calendário com as atividades do ano, assim a própria equipe pode se organizar com antecedência para participar. 
  • Estratégia 2 - Preparar os próprios funcionários para multiplicarem os conhecimentos. Sabemos que muitas pessoas da própria empresa detém o conhecimento necessário para realizar o que precisa ser feito, algumas vezes faltam habilidades para repassar o conhecimento. Dessa forma, recomendamos a identificação de quem tem o conhecimento que precisa ser repassado e convidar essas pessoas para participarem de uma formação de multiplicadores de treinamento / conhecimento. Esse tipo de desenvolvimento gera muitos resultados para a empresa, pois a empresa prepara os profissionais para saberem a maneira certa de repassar o conhecimento e otimiza as verbas de treinamento e desenvolvimento, pois os próprios profissionais irão sugerir temas que podem compartilhar com as equipes. Eu tenho formado muitos profissionais nesse sentido e como eu proporciono  feedbacks de forma direta e também por escrito, as pessoas conseguem identificar o que precisa ser aprimorado para que consigam treinar os demais colegas de trabalho.
  • Estratégia 3 - Investir no autodesenvolvimento das pessoas, ou seja, em empresas onde os profissionais já são altamente qualificados, você pode disponibilizar uma verba para que cada profissional decida o que quer fazer durante o ano, e construir um plano individual de treinamento onde exista o investimento da empresa, mas também do profissional, onde o profissional possa buscar a própria qualificação e atualizar o plano conforme a execução. O ideal é que o profissional possa aplicar os conhecimentos para que a empresa possa identificar os resultados do investimento. Esse tipo de estratégia costuma funcionar para empresas que já tem pessoas que passaram por outros desenvolvimentos.
  • Estratégia 4 - Construir programas de desenvolvimento contemplando todos os públicos da empresa. Organizar programas contínuos que façam com que as pessoas possam ir aplicando os conhecimentos e testando na prática os resultados. O programa é uma estratégia válida, pois geralmente percebe-se no dia a dia as mudanças que ocorrem nas pessoas.
  • Estratégia 5 - Rodas de conversa com base nos temas de interesse da empresa, ou seja, promover encontros quinzenais ou mensais onde os temas sejam pré-definidos, os funcionários devem buscar informações prévias e/ou assistir vídeos, ler livros e se preparerem para discutir / debater o tema na data e horário marcado.  Hoje há inúmeros materiais gratuitos na internet e que são importantes para as empresas.
  • Estratégia 6 - Incentivo às leituras sobre os temas de interesse da empresa. Ou seja, disponibilizar um espaço com livros e/ou acesso aos livros virtuais para que as pessoas possam ler e aplicar o conhecimento na empresa.
  • Estratégia 7 - Promover TEAL - Treinamento ao Ar Livre com base nos desafios que a própria empresa enfrenta, ou seja, vamos imaginar que a empresa precisa reduzir custos, então, o TEAL deve trabalhar com esse foco, propor atividades que visem a redução de custos, se precisar trabalhar a visão sistêmica, todas as atividades deverão ter essa finalidade.
  • Estratégia 8 - Programar semanas do conhecimento integrando profissionais externos e internos para levar atividades práticas para a equipe que estejam alinhadas com o propósito da empresa. Entre as estratégias de ensino pode-se utilizar games, gincanas, testes online etc.
  • Estratégia 9 - Promover um Experience Day onde todos os funcionários poderão escolher o que querem fazer em relação a busca do conhecimento. Participar de uma palestra, de uma oficina, ministrar um curso para os colegas, enfim, um dia de experiências repleto de conhecimento. 

Nem sempre as empresas têm a verba necessária para investir em cada pessoa e/ou construir um plano de desenvolvimento para cada um, mais do que nunca é importante mostrar para os profissionais que eles também devem trabalhar para buscar o autoaperfeiçoamento e hoje há inúmeras formas para isso. O que não pode acontecer é os profissionais utilizarem-se de desculpas como: não tenho tempo ou dinheiro para fazer algum curso. 

 

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