8 dicas de livros de coaching para alavancar sua carreira ou sua liderança...

21/10/2019

O Coaching se tornou a palavra da moda, nós que trabalhamos há muitos anos com isso, percebemos o quanto o conceito é mau interpretado e/ou as pessoas aplicam as ferramentas de maneira inapropriada, ou se aventuram pela carreira de Coach por não se encaixar em outra atividade.

Por isso resolvemos compartilhar aqui algumas dicas de leituras que você pode fazer para entender melhor o tema antes de fazer uma formação e/ou cursos nessa área.  Assim como essas leituras também são recomendadas para a liderança, pois um bom líder pode utilizar ferramentas do coaching para alavancar o desempenho das pessoas da sua equipe no dia a dia. O coaching envolve a habilidade de fazer boas perguntas e você só será um bom Coach se realmente se preparar para isso, ou seja, é necessário treinar muito, estar de bem consigo mesmo (emocionalmente equilibrado) e nunca parar de se capacitar.

  1. Desperte o seu gigante interior do Anthony Robbins: Anthony Robbins é um ícone internacional e esse livro é bem legal pois é repleto de questionamentos que ajudam qualquer pessoa a repensar a sua vida. É um livro que trabalha muito o autoconhecimento e apresenta exercícios práticos. Para fazer qualquer processo de coaching é essencial estar com a própria mente em dia e com foco, afinal se você estiver sem foco, como ajudará outra pessoa a encontrar o próprio foco?
  2. Business Coaching do José Marques: é um livro mais básico que apresenta as principais teorias do coaching e algumas ferramentas, é indicado para quem não conhece nada sobre coaching, mas quer começar a aprender.
  3. Coaching Executive para Resultados: essa referência é válida para profissionais de gestão de pessoas que precisam contratar serviços de coaching, apresenta algumas ferramentas, bem como a avaliação dos resultados do coaching. Apresenta um check List para programas de coaching dentro da empresa.
  4. The Extraordinary Coach de Zenger e Stinett: esse é o típico livro para líderes que pretendem desenvolver suas equipes, traz reflexões apropriadas e algumas ferramentas práticas.
  5. Manual completo de coaching: é uma referência bem básica, indicada para quem não tem muito conhecimento na área, pois refere-se a um compilado de artigos de vários profissionais que atuam nessa área.
  6. Coaching: a solução: idem o livro anterior.
  7. Coaching e Mentoring de Lotz e Gramms: esse livro é para quem já tem algum conhecimento, um dos meus preferidos. É um livro que enriquece os conhecimentos por ter exemplos práticos e não apenas as teorias.
  8. Coaching: o exercício da liderança de Goldsmith, Lyons e Mcarthur: esse livro é indicado para líderes, também está entre os meus preferidos, pois apresenta os fundamentos do coaching e ferramentas, também há cases de grandes empresas, tais como Microsoft. Outro aspecto positivo é que há materiais extras em inglês na internet a partir do acesso com senha disponibilizada no livro.

Se você quer saber mais, na próxima semana iniciamos o nosso curso de Técnicas de Coaching para Liderança, super prático e com ferramentas para o dia a dia para você se sentir mais seguro como líder!

8 dicas de livros de coaching para alavancar sua carreira ou sua liderança...

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?