7 livros essenciais sobre felicidade no ambiente de trabalho

02/03/2021

No ano passado vimos alguns artigos e matérias falando sobre um novo cargo nas empresas: o Diretor da Felicidade ou Chief Happiness Officer. 

O fato é que as empresas vêm percebendo que investir em felicidade no ambiente de trabalho traz resultados diretos no dia a dia: aumento de vendas, redução de rotatividade / absenteísmo, bem como as pessoas se tornam mais produtivas. 

Para se ter uma ideia da importância da felicidade no ambiente de trabalho, pesquisas de psicologia e neurociências mostram que vendedores otimistas fecham 56% mais vendas que seus colegas pessimistas. 

Nesse sentido, para entender mais sobre esse tema separei algumas dicas de leitura essenciais:

  • Felicidade autêntica do autor Martin Seligman: O autor é considerado o papa da psicologia positiva. Esse livro apresenta dicas práticas de como cultivar a felicidade, utilizando os traços e qualidades de cada indivíduo. Apresenta alguns instrumentos para mensurar a felicidade. 
  • Mentes Felizes dos autores Teresa Aubele, Stan Wenck e Susan Reynolds: O livro apresenta  técnicas modernas para trazer a sensação de felicidade. Tem uma série de exercícios que nos ajudam a tomar consciência de como estamos.
  • Seja Mais Feliz do Tal Ben-Shahar: Esse é um dos meus preferidos com dicas bem práticas e simples que podem ser realizadas no dia a dia por qualquer pessoa, independente do conhecimento ou das experiências.
  • O Jeito Harvard de Ser Feliz do Shawn Achor: Basicamente nesse livro Achor apresenta os princípios para a felicidade. O autor defende que a felicidade é o que nos leva ao sucesso, e não o contrário. 
  • A Fórmula da Felicidade de Mo Gawdat: Esse é um livro que mexe bastante com as emoções, traz reflexões profundas, pois se trata da visão de um executivo que de repente tem sucesso e se sente infeliz. O livro foi escrito dezessete dias depois que o autor perdeu um dos seus filhos. 
  • Atitude Mental Positiva do Napoleon Hill: Esse é um livro com uma linguagem fácil que mostra alguns caminhos para se automotivar e motivar outras pessoas também. 
  • Inteligência Positiva do Shirzad Chamine: O autor instiga o leitor com um novo conceito, a inteligência positiva, discute sobre os sabotadores. Há inclusive um teste para autoconhecimento. 

Uma das formas de implementar a felicidade no ambiente de trabalho é desenvolver o endomarketing estratégico.

Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

 

7 livros essenciais sobre felicidade no ambiente de trabalho

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?