7 ideias de endomarketing para o dia mundial do doador de sangue

26/05/2020

No dia 14 de junho comemora-se o dia mundial do doador de sangue. O evento foi criado em 2004 pela OMS - Organização Mundial da Saúde e tem como foco agradecer e estimular a doação voluntária de sangue para salvar vidas. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos. 

Enquanto endomarketing ou gestão de pessoas, a empresa pode desenvolver ações simples no sentido de engajar as pessoas com a causa, segue algumas ideias:

1. Criar uma Competição do Bem, uma campanha mensal de doação de sangue convidando os profissionais e seus familiares para doarem sangue, sendo que as doações contabilizam "pontos" que podem ser trocados por algum presente. 

2. Desenvolver convênio com algumas empresas (lojas, restaurantes, escolas de idiomas etc) para que o funcionário ao apresentar o comprovante de doação recebe um % significativo de desconto. 

3. Desenvolver um vídeo de agradecimento para todos os profissionais que costumam doar sangue. Lembre-se que um vídeo precisa ter emoção, então vale colocar algum depoimento de uma pessoa que recebeu a doação e sobreviveu em função disso. 

4. Presentear os doadores com folgas para curtir com a família. 

5. Criar uma camiseta inspirada na liga de super-heróis, onde cada doador pode escolher qual é o seu personagem favorito e receber uma camiseta personalizada. 

6. Criar uma campanha: "faça a sua primeira doação e salve vidas", e gravar um vídeo com a jornada de um profissional que fará a sua primeira doação, assim você consegue incentivar as pessoas que nunca doaram. 

7. Criar um vídeo com pessoas dizendo Obrigado ou Obrigada, sua doação salvou a minha vida.

Essas ideias são simples, mas podem fazer muita diferença no momento de engajar o público. Caso você tenha casos reais de pessoas que sobreviveram em função de doações, você pode contar essas histórias também. Sempre que conseguimos trazer a emoção a tona, conseguimos mostrar o significado ou propósito da ação, e isso costuma engajar as pessoas. 

Vamos fazer o bem? 

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