6 passos para estabelecer uma comunicação eficaz

25/10/2019

Comunicação é um tema de extrema importância para as organizações, algumas inclusive costumam nos dizer que o problema da empresa é a comunicação. Eu costumo dizer que o problema é que as pessoas talvez não tiveram a oportunidade de aprender qual é a melhor forma de se comunicar e como expressar suas ideias com clareza e assertividade.

Um exemplo que eu geralmente menciono é o seguinte: as pessoas costumam dizer "não esqueça", poderiam simplesmente trocar essa expressão por "lembre-se", o simples fato de utilizar a linguagem positiva faz com que as pessoas tenham outra compreensão da mensagem. Mas para que essa mudança na forma de pensar e falar aconteça, é importante que o interloctutor preste atenção nas suas próprias palavras.

Quando pensamos nos líderes, a comunicação é prioridade, pois é através dela que o líder conseguirá engajar a equipe e atingir os resultados necessários. Certa vez numa das formações que realizei, aprendi 6 passos bem simples que qualquer pessoa pode utilizar para melhorar a comunicação (mantenho as expressões na forma original para não perder a essência do conteúdo):

1. Tunning in (sintonizar), ou seja, estabelecer sintonizar com empatia, não ficar preso ao seu próprio mundo, procurar olhar as situações de acordo com a perspectiva do outro. Entender de fato o que o outro precisa.

2. Active Listening (escuta ativa), ou seja, absorver e perceber os padrões de necessidade. Quais são as necessidades da outra pessoa? Não pensar apenas na própria necessidade. Ouvir além do que é dito, observando também os comportamentos associados e a linguagem não verbal.

3. Responding with empathic higligths (responder com reforços empáticos), utilizar a linguagem corporal para mostrar o quanto se importa com o que a pessoa está lhe falando ou expressando.

4. Checking Understandings (verificar os entendimentos), não ter receios de perguntar se o que você entendeu de fato é o que a pessoa quis transmitir. É nessa etapa que  costumam acontecer os problemas de interpretações errôneas.

5. Summarizing (resumo da situação), apresentar as ideias de forma clara e concisa, realizando um fechamento da conversa. Por exemplo, o que acordamos é "xyz". 

6. Challenging (desafiar), aproveitar a oportunidade para desafiar a pessoa para que ela faça o que precisa ser feito, é muito comum utilizar nessa etapa perguntas de comprometimento e/ou desafios. Um bom coach é expert nisso.

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6 passos para estabelecer uma comunicação eficaz

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