5 sinais que o profissional não está preparado para liderança!

15/10/2023

Algumas pessoas são promovidas para a liderança em função dos seus conhecimentos técnicos, são os denominados especialistas, sabem muito sobre as atividades operacionais e pouco sobre gestão de pessoas. Quando são promovidos até ficam felizes, porque isso significa um reconhecimento / valorização e geralmente a promoção vem acompanhada de aumento salarial. 

Entretanto, essas pessoas acabam se deparando com algumas dificuldades no momento de gerenciar as pessoas em função da falta de preparação para liderar. Afinal, liderança envolve ter conhecimentos sobre psicologia da liderança, compreender que cada ser humano é único e que para ter resultados é preciso ter técnicas / instrumentos para liderar. 

Já treinei milhares de líderes e é perceptível a diferença do antes e do depois, hoje posso afirmar que qualquer pessoa que tenha interesse de liderar pode liderar, desde que tenha a preparação correta. Na maioria dos casos falta apenas “técnicas / instrumentos corretos”. 

Alguns sinais de que o profissional não está preparado para liderança:

  1. Falta de firmeza: equipes precisam de direcionamento / orientação. Se o líder não entender de gente, terá dificuldades para ser firme e orientar a equipe. Muitas vezes a própria equipe vai demandar essa firmeza. A firmeza tem a ver com a credibilidade, com a segurança em direcionar a equipe e desenvolver as pessoas para chegar nos resultados necessários. A firmeza tem relação direta com dizer o que precisa ser dito sem se preocupar em magoar, não significa ser agressivo, mas sim ser assertivo na forma de falar e se expressar. 
  2. Ser muito protetor: líderes protetores se preocupam em agradar a equipe, precisam se reconhecimento o tempo todo, pensam mais nas pessoas do que nos resultados. Ser muito protetor gera dependência e os profissionais acabam não desenvolvendo todo o seu potencial. 
  3. Ficar preso às atividades operacionais: muitos líderes têm dificuldade de delegar e possuem aquele pensamento “se eu fizer essa atividade, eu faço mais rápido”, isso acaba gerando um ciclo vicioso, onde o profissional fica apegado às atividades operacionais e não consegue pensar de forma estratégica. 
  4. Ansiedade / autocobrança exagerada: querer resolver tudo para ontem, tomar decisões precipitadas, não conseguir parar para analisar o que está acontecendo de fato. Sofrer para dar um feedback e/ou para realizar uma demissão. A ansiedade é um grande vilão para a liderança, faz com que o líder não tenha a visão correta sobre o que precisa fazer / executar para ter os resultados necessários. 
  5. Pensar que formação (MBA, graduação etc) prepara para liderança: muitas pessoas se enganam pensando que MBA em Gestão de Pessoas é suficiente para liderar, isso é um grande engano, pois geralmente os professores dos MBAs são excelentes especialistas, porém com pouca experiência como líderes. Muitos têm inclusive doutorado ou pós-doutorado, mas geralmente não tiveram a experiência de gerenciar uma equipe ou uma empresa, conhecem muito de pesquisa e pouco sobre gestão de pessoas na prática, então o resultado é: ensinam teorias que nem sempre se aplicam na realidade complexa das organizações. Por isso, cuidado ao pensar que MBA ensina liderança, nenhuma escola ensina isso, e muitos líderes tentam aprender liderança na tentativa / erro, e isso faz com que gastem muito tempo e energia em algo que não funciona. 

Liderança envolve muita preparação, quanto mais você conhecer técnicas que realmente funcionam e estiver disposto a aplicar essas técnicas, mais resultados você vai ter, mais desafios você poderá assumir e mais o seu negócio crescerá. 

Pergunte-se: O que eu fiz esse ano para aprimorar a minha liderança? Consegui desenvolver pessoas para me substituir nas minhas atividades?  Tenho um plano para continuar o meu crescimento pessoal e profissional? Tenho focado em trabalhar o estratégico e estou delegando atividades para a equipe? As pessoas da equipe desenvolvem as atividades sem precisar me consultar o tempo todo? 

Se as suas respostas mostrarem que você realmente se preparou, parabéns, você é um líder diferenciado. Agora, se você ainda tem algum dos sinais mencionados anteriormente, atenção, invista em você, prepare-se para liderar, não fique mais na tentativa e no erro, isso pode custar muito para você, para a sua carreira e para o seu negócio.

Na próxima semana vou iniciar a 22a. turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores - 100% on-line e ao vivo. Se você quer se tornar um líder de resultados ainda esse ano, inscreva-se no link: https://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/inscricoes-abertas/programa-de-desenvolvimento-de-lideres-e-gestores.html

Acompanhe mais dicas:

 

5 sinais que o profissional não está preparado para liderança!

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?