5 ferramentas essenciais para o líder se conhecer melhor

30/09/2020

O autoconhecimento é uma das bases para a liderança. Profissionais que não investem em autoconhecimento não conseguem potencializar tudo o que poderiam ser como líderes. Quanto mais nos conhecemos, melhor conseguimos lidar com as nossas emoções, e consequentemente, com as outras pessoas. 

Daniel Goleman reconhecido como uma das grandes referências em inteligência emocional diz que o autoconhecimento compreende conhecer seus pontos fortes e fracos, as suas motivações, os seus valores e o impacto causado por esses fatores.

Para desenvolver o autoconhecimento é importante investir tempo e efetivamente estar aberto para ouvir outras pessoas, só assim conseguimos fazer mudanças nas nossas vidas. Ter a consciência de como somos e porque somos como somos é uma das bases para realizar as mudanças que precisamos fazer.

Na sequência apresento 5 ferramentas que você pode utilizar para desenvolver o autoconhecimento:

  1. Desenhar uma linha do tempo com os altos e baixos da sua vida desde a sua infância até o momento atual, na parte de cima você pode colocar os momentos de auge, e na parte inferior os pontos baixos, momentos díficeis ou perdas que você teve. Após finalizar a sua linha do tempo você perceberá que geralmente tem padrões no seu processo de decisão que influenciam nos sucessos ou fracassos da sua vida. Exemplo: Há pessoas que podem atribuir vários momentos como pontos baixos da carreira, pois muitas vezes não se permitiram potencializar tudo o que poderiam ser nas empresas onde atuaram, e muito provavelmente, repetiram comportamentos. Ou o contrário, há pessoas que tiveram muitos sucessos na carreira e irão perceber que os melhores momentos ocorreram justamente quando tomaram algum padrão de decisão.
  2. Teste das 16 personalidades: esse teste é baseado nas personalidades, demora menos de 12 minutos para ser respondido, no final do teste apresenta-se o perfil de personalidade predominante. O teste pode ser realizado gratuitamente nesse link: https://www.16personalities.com/free-personality-test
  3. Teste de forças de caráter: esse é um teste que também tem uma versão gratuita, baseado na ciência da Psicologia Positiva. A avaliação ajuda a identificar o que há de melhor em cada pessoa, quais os valores predominantes. Nesse teste há 24 forças de caráter, tais como bondade, gratidão, humor, cidadania, criatividade, perseverança, amor ao aprendizado etc... Quando você conhece as forças predominantes pode direcioná-las para ter resultados diferentes no seu dia a dia. Martin Seligman defende inclusive que quando usamos nossas forças de caráter conseguimos alcançar a felicidade. Outro ponto positivo éque uma abordagem focada nas forças de caráter é capaz de elevar até 73% o engajamento dos profissionais da equipe. O teste pode ser realizado gratuitamente no link: https://www.viacharacter.org/survey/account/register
  4. Teste de avaliação de sabotadores e índice de inteligência positiva: Essas duas avaliações ajudam a compreender qual é a tendência de nos sabotarmos e como nos sabotamos. Tomando a consciência disso podemos eliminar os nossos sabotadores, reagindo de forma diferente diante das situações. Os testes podem ser realizados gratuitamente no link: https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/
  5. Livro Descubra os seus pontos fortes é um dos melhores livros para os líderes que querem ter um assessment (avaliação comportamental).

Quer evoluir como líder? Inscreva-se no curso on-line Feedback Fácil. 

Quer mais informações como essa? Inscreva-se no Canal do Telegram.

5 ferramentas essenciais para o líder se conhecer melhor

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?