19 livros para aprender a gerenciar o seu tempo

09/10/2020

Tempo é o único recurso que não podemos recuperar, uma vez perdido, não há como resgatar. Muitas pessoas costumam me pedir dicas de livros para que possam aprender a gerenciar melhor o seu tempo, dessa forma, selecionei 19 livros que recomendo, mas claro que se você quiser economizar tempo para aprender as melhores técnicas, você pode fazer diretamente o meu curso on-line Produtividade Power

Segue na sequência as dicas de livros e uma síntese do conteúdo que você irá encontrar em cada um deles:

  1. Você sabe administrar o seu tempo? do James Manktelow: é um livro bem objetivo, simples, com algumas atividades para você reconhecer as dificuldades que você tem relacionadas à gestão do tempo.
  2. Listomania: organizando pensamentos da Paula Rizzo: é um livro que ensina como fazer listas produtivas, super prático e com uma linguagem divertida. 
  3. Trabalho Organizado da Thais Godinho: o livro traz o básico sobre planejamento de atividades, como manter o foco, dicas práticas de técnicas para facilitar o fluxo do trabalho diário. 
  4. Vida Organizada da Thais Godinho: esse livro tem o foco maior nos sonhos e objetivos pessoais. É indicado para quem precisa fazer um planejamento pessoal. 
  5. A Revolução 80/20 do Richard Koch: o autor nos mostra como identificar e focar nos 20% mais produtivos e descartar os 80% improdutivos. 
  6. O Poder do Hábito de Charles Duhigg: é um dos livros mais reconhecidos sobre hábitos, ele explica porque fazemos o que fazemos. Explica a ciência por trás da criação e reforma de hábitos. 
  7. Primeiro o mais importante de Stephen R. Covey: eu simplesmente adoro os livros do Covey, esse é um livro que vai além das técnicas e busca instigar a mudança de comportametno, mostra como colocar foco nas prioridades para ter resultados eficazes. Esse é um dos meus livros preferidos. 
  8. Mais rápido e melhor do Charles Duhigg: o autor consegue explicar porque fazemos o que fazemos, explica como podemos ser melhores naquilo que fazemos, o autor passa pela motivação, equipes, foco, determinação de metas, gestão de pessoas, tomada de decisão e inovador, vai além de técnicas e ferramentas de gestão do tempo.
  9. A Magia do Gerenciamento do Tempo do Lee Cockerell: é um livro simples, objetivo, que apresenta o sistema utilizado pelo próprio Lee para gerenciar mais de 40 mil pessoas. Lee atuou na Disney, então você pode imaginar a riqueza de informações e mais do que isso como você pode aproveitar a experiência do autor para a sua vida. 
  10. A Única Coisa do Gary Keller e Jay Papasan: um livro que instiga as pessoas a encontrarem o foco em uma única coisa. O autor diz que focando em sua única coisa, é possível alcançar mais, fazendo menos. 
  11. Trabalhe 4 horas por semana do Timothy Ferriss: esse livro é bem disruptivo, o autor mostra que podemos ser mais produtivos adotando algumas estratégias, apresenta uma nova forma de trabalhar, inclusive produzindo mais em menos tempo. 
  12. 60 estratégias práticas para ganhar mais tempo do Christian Barbosa: esse é um livro mais técnico, apresenta ferramentas, dicas sobre uso de e-mails, dicas sobre reuniões etc, mesmo assim recomendo para quem quer estratégias. 
  13. Faça o trabalho que precisa ser feito da HBR: esse livro eu indico para quem quer aprender a delegar e ter mais clareza na sua gestão, costumo recomendar para gestores e líderes. 
  14. A Hora Extraordinária da Lilian Bertin: esse é um livro com linguagem simples, acessível e com um convite para fazer escolhas, a autora convida o leitor para realizar seu primeiro sonho em 30 dias, dedicando-se 1 hora por dia. 
  15. Dê Tempo ao Tempo do Christian Barbosa e do Alexandre Barbosa: a proposta do livro contempla estabelecer metas de felicidade, encontrar o ponto de equilíbrio, ver os problemas como oportunidades, é um livro que leva para reflexão e nos convida a colocar em prática algumas etapas para mudar a vida antes que seja tarde. 
  16. Faça do Tempo Trabalhar para Você da Thatiane Deândhela: esse é um livro bem prático com uma série de exercícios, também é um convite para a mudança.
  17. A Técnica Pomodoro de Francesco Cirillo: é um livro focado 100% na técnica de pomodoro, que é uma das melhores técnicas para você aumentar o foco e concentração. Eu gosto de utilizar essa técnica para estudos. 
  18. O Poder dos 5 Segundos de Mel Robbins: o convite desse livro é para vencer a procrastinação, uma técnica simples e altamente eficaz. 
  19. A Mágica da Arrumação de Marie Kondo: esse livro é encantador, Marie se tornou uma guru em organização, não pelas técnicas, mas pelo sentimento que envolve no momento da organização. Vale a pena ler o livro e ver a série disponível no Netflix. 

Há milhares de outros livros que nos ajudam a refletir sobre como estamos utilizando o nosso tempo. O importante é sempre fazer uma escolha do que vai nos trazer mais resultados. 

Quer alcançar mais resultados na sua vida? Inscreva-se no Produtividade Power

19 livros para aprender a gerenciar o seu tempo

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?