Há muitos anos leciono cursos e módulos de MBA vinculados à comunicação interna e endomarketing. Em muitos dessas oportunidades, percebi que há pessoas que não conhecem o termo e não possuem a real compreensão do que significa endomarketing.
O fato é que muitas empresas realizam ações de comunicação e na maioria das vezes de forma isolada, às vezes essas ações são simplesmente um benchmarking de outras organizações, não tem um foco específico no objetivo maior da organização, e isso tudo ajuda a potencializar o desconhecimento sobre o tema. Em outros casos, os profissionais que atuam na área de endomarketing não tem conhecimento específico de marketing, que é a base do endomarketing.
Por isso, como algumas pessoas comentam que não há literatura referente ao tema, eu resolvi desmistificar esse assunto e fazer uma lista dos 17 livros que eu já li e super recomendo:
- ARGENTI, Paul. Comunicação Empresarial.Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
- BEKIN, Saul Fangaus. Conversando sobre endomarketing.São Paulo: Makron Books, 1995.
- BEKIN, Saul Fangaus.Endomarketing:como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
- BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z.Editora: Dora Luzatto, 2007.
- BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com Endomarketing.Porto Alegre: LPM, 2005.
- BRUM, Analisa de Medeiros. Sorria:você trabalha aqui – 500 insights para endomarketing. São Paulo: Integrare, 2012.
- BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing estratégico:como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017.
- BUENO, Wilson da Cosa. Comunicação empresarial:políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
- CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing:Educação e Cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualimark, 1999.
- CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna:nós, as pessoas, fazemos a diferença. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
- COSTA, Daniel.Endomarketing inteligente.Porto Alegre: Dublinense, 2010.
- GRUBBS, Lorraine. Como transformar sua equipe no seu maior patrimônio.Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
- NASSAR, Paulo. Comunicação Interna:A força das empresas. São Paulo: Aberje, 2005.
- NELSON, Bob.1001 maneiras de premiar seus colaboradores.Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
- NELSON, Bob.1501 maneiras de premiar seus colaboradores.Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
- PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial.Campinas: Alínea, 2006.
- SMITH, Steve. Monte sua equipe!São Paulo: Clio, 2003.
Artigo escrito por Flávia C. Bernardi - Contato: (54) 9 9966 0941