13 livros para inspirar a liderança

29/08/2019

No contexto atual liderança tem se tornado um desafio, lidar com diferentes gerações, ter uma visão de negócios (foco em resultados), participar da construção de estratégias das empresas, construir equipes inabaláveis, entre outras responsabilidades. Por isso, frequentemente as pessoas me perguntam: como eu posso aprimorar meus conhecimentos e habilidades de liderança? Eu sempre recomendo que o processo inicie pela própria pessoa, ou seja, focando inicialmente no autoconhecimento. Inclusive nos meus programas de desenvolvimento de líderes sempre inicio com atividades voltadas para o autoconhecimento, pois quanto mais o indíviduo se conhece, mais saberá lidar com outras pessoas. 

As pessoas costumam me perguntar quais os livros que devem ler para ter insights e informações sobre como liderar, por isso hoje eu resolvi colocar 13 livros que eu costumo indicar:

  • As 21 Irrefutáveis leis da Liderança do Jonh Maxwell: esse autor tem mais de 19 milhões de livros vendidos, é considerado do Best Seller pelo The Wall Street e Time New York, e Business Week, o livro apresenta a experiência do autor e exemplos práticos relacionados com as principais teorias da liderança. 
  • Gerenciando pessoas da HBR: apresenta uma seleção dos melhores artigos publicados na HBR, entre os quais liderança que gera resultados do Goleman; salvando gestores inexperientes deles mesmos do Walker. Costumo indicar esse livro para gestores de primeira viagem.
  • A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown: esse livro trabalha a aceitação de si mesmo, a coragem de entender que não somos perfeitos, e para liderar é muito importante compreender que não podemos fingir uma perfeição, mas atuar na construção. 
  • O que as escolas de negócios não ensinam de José Salibi Neto e Sandro Magaldi: esse livro ajuda a ter uma visão mais estratégica, afinal hoje quando falamos de lideranças, independente da área de atuação, um excelente líder é aquele que tem visão estratégica, o livro aponta alguns insights para criar empresas e carreiras de sucesso.
  • Know-how: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem de Ram Charan: apresenta com muita maestria o que o líder deve fazer e ser para liderar o ambiente de negócios, o autor posiciona a liderança empresarial sobre um alicerce de lucros e perdas, aproveitamento de capital, distribuição de recursos, produtividade e satisfação do cliente, porém sem perder de vista o fato de que os líderes são seres humanos.
  • Para novos gerentes da HBR: também é uma seleção de artigos que auxilia os novos gerentes a entenderem o que é estar no comando, como alcançar os resultados com as pessoas, como liderar equipes herdadas, como gerenciar o próprio chefe, enfim, costumo recomendar para lideranças que estão no início das suas carreiras e/ou ainda, gestores que realizaram alguma transição.
  • A coragem para liderar de Brené Brown: Brené mostra o lado nada romântico de ser líder, o quanto é preciso se preparar para ter conversas difíceis, fazer o trabalho duro, que às vezes as pessoas não compreendem. Um dos trechos mais legais do livro é quando aborda o feedback, fiz um pequeno recorte aqui para inspirar as pessoas: "vale dizer mais uma vez que, se nos fecharmos a todos os feedbacks, paramos de crescer. Se escutarmos todos os feedbacks, sem levar em conta a qualidade e a intenção deles, tudo se torna doloroso demais, e como resultado vestimos uma armadura, fingindo que não sentimos dor, ou, pior ainda, nos distanciamos da vulnerabilidade e dos sentimentos de modo a não sentirmos mais dor...". 
  • Equipes dão Certo da Fela Moscovici: esse é um clássico, passa pela compreensão de como você pode transformar um grupo em equipe, trabalhar o comportamento humano no trabalho, além de propor alguns instrumentos que podem ser aplicados.
  • Desafios da Gestão da HBR: esse é um livro com artigos relacionados com a estratégia da empresa. Muito indicado para líderes que buscam desenvolver o pensamento estratégico, visão sistêmica etc.
  • Os 27 desafios que todo chefe deve enfrentar de Bruce Tulgan: esse livro é quase um manual para o líder, pois apresenta situações que às vezes os líderes pensam que nunca irão enfrentar, mas que certamente em alguns momentos irão passar, por exemplo, como lidar com um funcionário desorganizado, quando a conduta do funcionário precisa ser ajustada, enfim, apresenta os diferentes contextos mais complexos que podemos encontrar no dia a dia.
  • Um novo jeito de trabalhar de Laszlo Bock: esse é um livro baseado na filosofia do Google de gerenciar pessoas, tem ideias criativas e práticas que o Google utiliza. 
  • Gestão da singularidade de Eduardo Carmello: Eduardo apresenta um modelo para gerenciamento de gestores e equipes de alto desempenho, sendo que a gestão da singularidade utiliza como princípio a máxima de Aristóteles, que consiste no conceito de conseguir oferecer o recurso certo para a pessoa certa, na medida certa, pelo motivo certo e da maneira certa. 
  • Pessoas de resultado de Luiz Fernando Garcia: é um livro focado no autoconhecimento, apresenta testes de perfil para que cada pessoa se torne protagonista. 

Caso você queira mais dicas, escreva para mim: flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br, será um prazer lhe ajudar.

13 livros para inspirar a liderança

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?