Engajamento de equipes é um termo que está em alta, em qualquer reunião que você participe com diretores e/ou gestores de pessoas este termo está presente. Mais do que simplesmente ter uma equipe motivada, os dias de hoje exigem pessoas engajadas. Por que isso acontece? Funcionários engajados produzem mais, e consequentemente, os resultados finais da empresa são melhores. Uma pesquisa da Gallup mostrou que empresas com alto nível de engajamento demonstram ser em média 22% mais produtivas e recebem de 25 a 65% menos reclamações de clientes.
Obviamente há várias definições e entendimentos sobre engajamento, mas de uma forma bem simples e objetiva, engajar é fazer as entregas com as quais você se comprometeu, é estar de acordo com os valores e princípios da empresa, defender os projetos da empresa, buscar os melhores resultados para a empresa, pertencer de fato e não apenas estar de “corpo” presente na organização. Eu costumo dizer que engajar é entender qual é o seu papel dentro da empresa e utilizar todo esse potencial para gerar resultados, e tudo isso tem relação com o EVP - Employee Value Proposition (Proposta de Valor para os Funcionários). Muitas empresas não conseguem deixar claro qual é a proposta de valor para a equipe e perdem bons funcionários por não olharem com atenção pessoas com alto potencial. Então, qual é a proposta de valor da sua empresa? Quais os valores que sustentam essa proposta para os funcionários? Como você identifica e desenvolve pessoas de alto potencial?
Todos esses questionamentos deveriam ser respondidos pelas empresas, e ao mesmo tempo, as empresas deveriam realizar algumas perguntas para os funcionários para entender se estão engajados. Nesse sentido, Marcus Buckingham e os pesquisadores da The Gallup Organization desenvolveram 12 perguntas essenciais para entender o engajamento. Conforme a pesquisa desses estudiosos, se as pessoas responderem SIM para as perguntas abaixo, significa que estão engajadas:
A partir dessas perguntas é preciso também entender qual o alinhamento que existe entre empresa e funcionários, entre líderes e liderados, e mais do que isso perceber se as pessoas estão engajadas, ou se a empresa precisa investir tempo e recursos para fazer essa construção. Para construir engajamento é necessário desenvolver muita comunicação e trabalhar a liderança para que de fato sejam líderes. Líderes transformam ambientes, mas para isso precisam estar preparados.