Você sabia que uma pesquisa salarial do Banco Nacional de Empregos com mais de 44 mil pessoas mostrou que a remuneração do comprador pode variar de R$ 1.831,82 (trainee) a R$ 11.711,68. Para atingir tal remuneração o comprador precisa estar preparado, pois ele representa uma fonte de redução de custos e otimização de orçamento da empresa. Nesse sentido, o comprador deve ter algumas competências:
- Organização: o profissional de compras possui várias rotinas administrativas e é demandado por diversas áreas da empresa, por isso, precisa ser extremamente organizado e ter uma boa gestão do tempo para conseguir atingir os resultados desejados para a organização. Além disso, um comprador organizado atende os fornecedores no horário e transmite uma imagem de competência para o mercado.
- Atualização / formação contínua: o comprador deve se manter sempre atualizado sobre o que está acontecendo no mercado, participar de feiras e eventos, workshops, encontros de compradores com o objetivo de encontrar soluções para as necessidades da empresa. Muitas vezes uma participação em um evento/feira pode fazer com ele encontre a solução para um grande problema da empresa. É preciso ter a mente aberta para visualizar oportunidades.
- Relacionamento: o profissional deve ter facilidade para se relacionar com outras pessoas, sejam da própria empresa, e/ou até mesmo fornecedores. Muitas vezes é o bom relacionamento que garante o atendimento de alguma emergência/urgência.
- Ética nas negociações: embora a ética seja um requisito básico de todas as profissiões, na área de compras é imprenscindível, o comprador sempre deve deixar claro como será selecionada a empresa que passará a fornecer para a organização, não devemudar as regras no meio do processo, deve fornecer feedbacks claros para todos os fornecedores envolvidos numa determinada cotação. A transparência e o respeito pelos fornecedores também mostram que o profissional é competente.
- Indicadores: o comprador deve mostrar os resultados por meio de indicadores, isso deve fazer parte da rotina. Os indicadores são o melhor marketing pessoal de um comprador.
- Conhecimento de Estratégia de Negócios: o comprador deve entender da estratégia do negócio e não simplesmente fazer orçamentos / cotações e negociações. Se o comprador tiver uma visão de mercado / estratégia pode crescer muito, e assim, crescer na carreira.
Há muitas outras competências que o comprador pode desenvolver. Se você realmente quer ser um profissional de sucesso, não deixe de aproveitar o curso de negociação de compras.