Quais os melhores canais de comunicação interna para a minha empresa?

04/03/2019

Mais do que nunca os canais de comunicação interna ganham importância dentro das organizações e cada vez mais se assemelham aos canais de comunicação externa, afinal está cada vez mais difícil de atrair e manter a atenção das pessoas. Sendo assim, muitas empresas vêm se inspirando nos conceitos do marketing moderno para tornar a sua comunicação interna mais atrativa. 

Mas como saber se a empresa está no caminho certo? Qual é o melhor canal de comunicação para a sua empresa?  

Eu sempre recomendo que seja feita uma análise do perfil dos profissionais da empresa e do tipo de negócio que a empresa realiza, bem como da disponibilidade para realizar as atualizações necessárias, pois embora a maioria das pessoas (brasileiros) possua um celular, essa não é a realidade de 100% das pessoas e talvez optar por uma comunicação somente digital pode não ser a melhor alternativa. 

Com base nas minhas experiências, compartilho alguns insights sobre alguns dos principais canais de comunicação interna: 

  • Rede social– É a preferida dos públicos mais jovens, deve ser interativa, ter espaço para a “colaboração”, não pode ser apenas um repositório de conteúdos. A vantagem é que o seu conteúdo é on-line, real time, é muito utilizada por empresas que possuem funcionários nas modalidades home office e equipes jovens, que gostam da ideia de compartilhamento. Algumas das redes mais utilizadas são: Workplace, Yammer e Slack
  • Intranet– Embora muitas empresas estejam substituindo a intranet pelas redes sociais, em alguns casos a intranet ou portais de comunicação continuam prevalecendo. Um dos benefícios da intranet é o fato de consolidar as informações da empresa de maneira oficial em um único local, ficando disponível para as pessoas em poucos cliques. Também pode ser utilizada para acessos individuais a documentos restritos e/ou com cópias controladas. 
  • E-mail marketing e/ou newsletters– Embora algumas pessoas comentem que o e-mail está morrendo, o fato é que a maioria das pessoas continua utilizando. O e-mail marketing e/ou newsletter deve ser atrativo, assim como deve ter um padrão de identidade visual, costumo sugerir também que os textos sejam objetivos, leves e fáceis de serem lidos (fuja dos termos técnicos da área, imagine que esse texto possa ser lido por qualquer pessoa, independente do nível instrucional), quando a empresa resolve informar sobre notícias que sairão na imprensa, o ideal é utilizar as chamadas principais e links para os conteúdos, pois desta forma também é possível compreender quais informações mais despertam a atenção do público por meio da análise de cliques.
  • Aplicativo– Como a maioria das pessoas possui celular, um aplicativo corporativo passa a ser uma ferramenta de apoio e de comunicação rápida. Atualmente o investimento para desenvolver um aplicativo não é tão alto, considerando-se os benefícios da agilidade e facilidade de atualização. O ideal é que o aplicativo seja desenvolvido tanto para Android quanto para IOS.
  • TV Interna– A TV interna exige investimentos no desenvolvimento de conteúdos que atraiam o público. Uma ideia é envolver os funcionários na construção do conteúdo, as próprias gravações podem ser feitas por funcionários sempre orientado por profissionais da comunicação, principalmente para gerar maior engajamento. Em algumas empresas a TV é colocada junto aos locais onde há marcação de ponto e há o aproveitamento do espaço para divulgação das datas de aniversário dos funcionários, temperatura, últimas notícias, lançamentos de produtos etc. A TV corporativa ainda costuma ser um canal que desperta muito a atenção do público, pois é comprovado cientificamente que vídeos despertam mais a atenção das pessoas.
  • Caixa de sugestões– Eu particularmente não gosto muito das caixas de sugestões, já presenciei algumas situações bastante constrangedoras com as tais caixas, mas como algumas empresas ainda continuam utilizando, gosto de dar algumas dicas, como por exemplo, a caixa ser transparente para que possa ser visto o seu conteúdo interno. Também sugiro a criação de regras do que pode e/ou não pode ser colocado nas caixas de sugestão, bem como o processo de abertura e como será proporcionado o retorno.
  • Rádio Interna– Pode contemplar uma programação musical e notícias importantes, deve estar de acordo com o perfil do público interno para não gerar frustração. É muito utilizada em varejos e em empresas que possuem muitas unidades para padronizar a informação. Embora possa parecer algo antigo, é um canal bastante envolvente e que pode engajar bastante o público por meio da programação.
  • Painéis– Caso a empresa tenha determinadas peculiaridades no seu negócio, pode optar por utilizar painéis para trabalhar cada uma dessas peculiaridades, por exemplo, painel de lançamento de produtos, painel de riscos de trabalho, painel do planejamento estratégico e/ou mapa do BSC etc. Quando os painéis tem uma finalidade bem clara costumam auxiliar na divulgação de informações importantes, como é o caso do planejamento estratégico.
  • WhatsApp– Ao optar por utilizar o WhatsApp, recomenda-se que as regras sejam claras e explícitas desde o início e que se evite o envio de informações fora do horário de expediente. 
  • Desktops – Iniciar o dia de trabalho com uma comunicação na tela do computador é algo que costuma despertar bastante a atenção das pessoas. É um canal relativamente de baixo custo e de alta eficácia, pois dificilmente o funcionário não perceberá a mensagem, quando possível costumo recomendar inclusive a customização da mensagem para o funcionário, por exemplo, no dia do aniversário (caso o mesmo comemore).
  • Lideranças– Se a empresa tiver que escolher entre vários canais, eu priorizaria a preparação das lideranças, se os líderes souberem como estabelecer uma comunicação com assertividade, não há necessidade de muitos canais de comunicação. Particularmente costumo recomendar que todos os líderes passem por algum desenvolvimento vinculado à comunicação, pois este costuma ser o principal problema das empresas.
  • Murais– Os murais devem ser “atrativos”, ou seja, devem ter sua identidade combinando com a identidade da comunicação da empresa, eu sempre costumo recomendar que o Mural tenha um nome e seja organizado por categorias, assim as pessoas costumam focar mais a sua atenção no que lhes interessa, evitando dispersão.
  • Espelhos– Geralmente as empresas possuem espelhos em alguns locais, tais como toaletes. Como as pessoas possuem o hábito de se olharem no espelho, não há lugar melhor para publicar as informações. Essas informações podem inclusive vir em formato de pergunta, uma vez sugeri essa ideia para o gerente de vendas de uma empresa, logo ele implementou, e colocou nos espelhos frases vinculadas às metas da equipe, a equipe passou a ter mais consciência das metas da empresa.
  • Transporte– Se a maioria dos funcionários utilizar algum tipo de transporte da empresa, aproveite para divulgar as novidades no próprio transporte, utilize a sua criatividade, as mensagens podem ser colocadas sobre os assentos e/ou ainda, nas janelas e/ou TV interna. Cabe realizar alguma parceria com a empresa de transporte para potencializar a comunicação nesse canal. Vejo que poucas empresas utilizam, mas quando utilizado pode ser muito enriquecedor.
  • Displays– Displays de mesa e/ou de restaurantes costumam ser outro canal muito efetivo e de baixo custo, aqui você pode colocar alguns recadinhos básicos e/ou lembretes importantes.
  • Vídeo Mural– Que tal inovar no seu mural e construir um vídeo mural? A ideia é que as informações fiquem aparecendo na tela de forma dinâmica e com tempo para leitura. A diferença do Vídeo Mural para a TV Corporativa, é que no Vídeo Mural você não necessariamente precisa ter uma produção de conteúdo constante e diferenciada, mas algumas vezes pode ser que uma única informação fique por alguns dias.
  • Blog do Presidente– Se o presidente gostar de expressar suas ideias, a empresa pode desenvolver o Blog do Presidente. O presidente pode inclusive incentivar que as pessoas participem do Blog. Esse é um canal ideal para quem quer gerar engajamento das pessoas e transmitir as mensagens diretas do CEO da empresa.
  • Revistas / Boletins / Jornal– Em alguns casos é importante manter os veículos impressos, pois há uma quantidade considerável de pessoas que ainda prefere ler no papel. O inconveniente é o custo que é mais elevado, e ainda há a questão do meio ambiente. Quando a empresa opta por algum impresso, costumo recomendar que haja um momento específico para a entrega do material como uma forma de valorizá-lo, evitando que seja colocado no lixo. Quando eu era criança sempre lia os informativos da empresa que meu pai trabalhava e anos depois tive a oportunidade de trabalhar lá também, eu simplesmente amava a empresa pelas notícias que eu lia, então posso dizer que o impresso ainda é uma forma de atingir a família, principalmente crianças.
  • Facilitadores– Você pode treinar uma equipe de facilitadores que representem as suas equipes. Esses facilitadores serão agentes de comunicação e terão como responsabilidade repassar as informações, mas também ouvir o que vier das equipes. Devem ser pessoas neutras e com credibilidade na equipe.
  • Papel bandeja– em alguns restaurantes das empresas, os funcionários utilizam bandejas para se servirem, desta forma, as notícias e/ou informações, podem ser colocadas nesses espaços. Aqui também há a desvantagem do aspecto ambiental, por outro lado, se o material for atrativo a leitura pode ser mais garantida. 
  • Outros – Circule pela sua empresa, veja cada um dos ambientes, você vai descobrir inúmeros locais onde a sua comunicação pode ser colocada de forma estratégica e criativa, não siga apenas o que outras empresas fazem, crie, inove e faça a diferença.

Para responder nossa pergunta inicial a resposta é: depende. O melhor canal de comunicação interna para uma empresa pode ser o WhatsApp, para outra o e-mail, por isso sempre recomendo fazer um bom diagnóstico da situação atual e entender o seu público (personas internas) por meio do mapa da empatia.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, entre em contato comigo: flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br

 

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