Por que você trabalha?

24/02/2018

Como já dizia Benjamin Franklin “o trabalho dignifica o homem” e o trabalho tem sempre um significado para cada pessoa, para alguns pode ser uma atividade pesada, cansativa ou simplesmente um momento de troca de horas por dinheiro, para outros um momento de cumprir com a sua missão e de construir um legado. Não importa qual é a sua atividade ou função, se você estiver trocando horas por dinheiro, está tudo errado, você não vai conseguir se sentir pleno e feliz, e de alguma forma, em algum momento o resultado do seu trabalho vai aparecer e geralmente esse resultado será ruim, porque você está no lugar errado.

Quantas pessoas você conhece e que estão no lugar errado? Quantas pessoas ainda não encontraram um trabalho ou atividade que gere realização pessoal e profissional? Quantas empresas você conhece que não demitem os funcionários que estão no lugar errado? Confesso que na minha carreira eu já estive em lugares errados também, onde eu entregava muito mais do que a empresa poderia absorver, e sofria pelo fato da empresa não conseguir andar na velocidade que eu gostaria, e isso tudo é muito ruim. Por que estou contando isso? Por que acredito que é possível mudar, eu escolhi e fiz mudanças. É possível construir outros caminhos e alternativas e encontrar um trabalho com significado. Trabalhar com sentido tem outro gosto, por isso mais do que nunca as empresas e pessoas devem entender que as pessoas certas nos lugares certos constróem um resultado positivo, pessoas erradas nos lugares errados destróem resultados e/ou ainda atrapalham.

Assim, convido você a fazer um exercício pessoal:

  • Por que eu trabalho?
  • Quais os motivos que fazem com que eu acorde cedo para trabalhar?
  • O que eu gosto no meu trabalho hoje e o que eu não gosto?
  • Como posso minimizar o que não gosto no meu trabalho?
  • Se eu não estivesse nesse trabalho (seja empresa e/ou como empreendedor), onde eu gostaria de estar? Por que?
  • Quais os valores que guiam a minha carreira? 
  • Qual é o legado que quero construir na minha vida pessoal e profissional?
  • Quais os primeiros passos que preciso dar para construir o legado que busco?

Esse exercício parece muito simples, mas é transformador. Sempre que conseguimos pensar nas nossas vidas, podemos nos tornar melhores, e fazer escolhas de forma mais inteligente. Resolvi escrever esse artigo, porque vejo muitas pessoas nos lugares errados e nas empresas erradas, desperdiçando suas competências e o seu tempo, e pior, não fazendo nada para mudar e talvez quando elas se derem conta, o tempo já passou. O mesmo vale para as empresas, muitas vezes as empresas deixam as pessoas se acomodarem, e aí o resultado é sempre o mesmo, as pessoas fazem as atividades sempre da mesma forma e a vida segue.  Também tenho visto pessoas seguindo tendências de profissão da moda, mas que muitas vezes nem fazem sentido para a vida delas, por exemplo, agora está na moda ser personal stylist, então várias pessoas seguem esse caminho e pior, muitas nem gostam de moda, enfim, quando há muitas dúvidas, o melhor é investir em descobrir no que você é bom e que faz sentido para a sua vida, para não desperdiçar tempo e dinheiro.

Por que você trabalha?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?