Por que você precisa aprender sobre inteligência emocional?

24/04/2019

Recentemente participei de um evento de autoconhecimento e nesse evento foram reforçados aspectos relacionados à inteligência emocional, como eu estudo muito esse tema e faço inúmeros cursos e palestras nessa área, quero compartilhar aqui alguns insights que podem ser úteis para qualquer pessoa que queira se desenvolver. 

Afinal, desenvolver a inteligência emocional é essencial para que possamos superar os desafios que se apresentam no dia a dia e conquistarmos os nossos objetivos, mas para isso precisamos “treinar” a nossa mente, conhecer técnicas e ferramentas de inteligência emocional, investir em autoconhecimento profundo e intenso. 
 

Para começar é preciso esclarecer algo que às vezes nos assusta: vários estudos e pesquisas mostram que quem você pensa que é representa apenas 5% de quem realmente é, o restante, ou seja, 95% estão fora do nosso acesso consciente. Ou seja, a maior parte das nossas decisões ocorrem de forma inconsciente. Muitos dos nossos hábitos atuais são frutos da nossa infância, por exemplo, o fato dos pais muitas vezes dizerem “come para a mamãe ou o papai ficarem felizes”, essa frase fica no inconsciente da criança, e quando ela cresce associa comida com felicidade, e muito provavelmente, poderá ter problemas de obesidade.  

Muito do que somos na atualidade é reflexo de como foi conduzida a nossa infância. Muitos dos bloqueios ou comportamentos podem ser explicados pela forma como nossos pais lidaram conosco, por exemplo, um bebê cujos pais deixavam chorar para que ele aprendesse a parar de chorar sozinho, quando adulto pode se tornar alguém com dificuldades de praticar a empatia, pois afinal, na sua infância, ele tinha que aprender a se virar sozinho, pode ser ainda uma pessoa com dificuldades de pedir ajuda. Obviamente que isso não pode ser utilizado como uma bengala e/ou para nos colocar em uma condição de vítima, mas precisamos trabalhar esses aspectos se quisermos evoluir. Uma pessoa que se considera “durona” ou até mesmo “agressiva”, muito provavelmente teve convívio com pessoas que eram assim e a influenciaram. 

A nossa mente é responsável por nos fazer acreditar que estamos sempre certos, mas o fato é que muitas vezes não estamos. Conforme Michael Arruda, um estudo de 2006 da Universidade Duke estima que mais de 40% das ações que executamos diariamente são resultado de hábitos e não de decisões, e muitas pessoas ainda dizem que são extremamente racionais. 

Hoje há equipamentos e tecnologias de neurofeedback que nos permitem identificar o quanto as pessoas têm potencializado o pensamento acelerado ou o quanto estão ansiosas e sobrecarregadas. 

O domínio da inteligência emocional nos permite reduzir os “fardos” que carregamos e focar no que é importante, nos resultados que queremos alcançar para as nossas vidas e para quem está conosco, e isso envolve trabalhar a nossa mente, o tempo todo, para aquilo que buscamos ou queremos para as nossas vidas. Podemos colocar na nossa mente aquilo que queremos potencializar, e assim, nos colocar em um estado de prontidão para alcançar o que desejamos.

Há inúmeras pesquisas, inclusive de Harvard, que mostram que muitos professores quando disseram que determinados alunos eram mais inteligentes, potencializaram os resultados, ou seja, esses alunos se sairam muito melhores do que os demais, isso nos mostra que podemos treinar a nossa mente para alcançar os resultados que gostaríamos de alcançar. 

Quer entender mais sobre inteligência emocional? Acompanhe os nossos artigos e participe da nossa próxima turma de Inteligência Emocional!

Artigo escrito por Flávia C. Bernardi - flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br

Por que você precisa aprender sobre inteligência emocional?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?