Por que a sua loja precisa de uma estratégia de marketing?

17/02/2018

Hoje o mercado do varejo está altamente competitivo, as lojas não concorrem apenas com outras lojas, mas com competidores do mundo todo, disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana. Muitas vezes o cliente prefere comprar no universo on-line pela praticidade, conveniência, preços praticados, e ainda, pela falta de tempo de ir até determinada loja. 

Assim, muitas lojas vêm abrindo e fechando diariamente, e algumas vezes o empreendedor pensa que o fato de abrir a loja será suficiente para ter clientes, gerar faturamento e ter um resultado financeiro satisfatório.  Entretanto, diante da concorrência, mais do que nunca mesmo os pequenos varejos precisam de estratégias de marketing para sobreviver e/ou crescer, e quando falo sobre estratégia é preciso esclarecer alguns pontos:

  • Perfil do Cliente - Quem é o seu cliente alvo? Quais as dores desse cliente? Que tipo de problema o cliente busca resolver com os produtos comercializados na sua loja? Como esse cliente toma a decisão de comprar na sua loja ou em outra? Você se preocupa em realizar um cadastro do seu cliente? Não importa o tamanho da sua empresa, se amanhã o mercado estiver muito ruim e você não tiver uma base de dados do seu cliente, praticamente, você não tem como fazer ações para movimentar a sua empresa.
  • Branding - Será que o nome e a identidade visual da loja estão atrativos para o cliente? Como a marca é percebida pelo cliente? Como a marca é utilizada para ser lembrada pelos clientes quando ele tiver a necessidade dos produtos que você comercializa?
  • Atendimento  e equipe - A sua equipe está qualificada e tem condições de prestar um excelente atendimento, percebendo a necessidade dos clientes e se antecipando às possibilidades? Muitas vezes a loja perde vendas pelo perfil dos atendentes e pela falta de visão/percepção desses profissionais. É preciso entender como está o atendimento atual e qualificar a equipe para que todos falem uma linguagem única e possam prestar um atendimento diferenciado. Muitas vezes as pessoas tomam a decisão de compra em função do atendimento. Para saber como está o seu atendimento, você precisa investir em pesquisa, seja pesquisa de satisfação, ou até mesmo, de cliente oculto, e a partir daí fazer as correções necessárias. Ouvir a equipe e utilizar as ideias das pessoas que estão dentro da empresa também é muito importante. 
  • Redes sociais - Hoje as redes sociais permitem que as empresas alcancem pessoas que talvez não conhecessem a empresa se as redes não existissem, porém muitas vezes essas redes são delegadas para pessoas que não têm conhecimento (filho, sobrinho, parente etc) e aí está um grande erro, porque todo mundo acha que entende de marketing e de redes sociais, todo mundo acha que postar uma imagem bonita no Facebook vai gerar resultados, quando na verdade é preciso ter uma estratégia para as redes sociais, é preciso ter um conteúdo de qualidade, que valorize a marca da empresa, é preciso conhecer os mecanismos de como fazer um anúncio e não restringir as redes sociais apenas a sua rede de amigos. É preciso saber qual a rede social certa para o seu tipo de negócio.
  • Comunicação - Além das redes sociais, como você divulga a marca da sua loja? Como é o seu material impresso? Já recebi vários materiais com erros de português e/ou que não é possível entender o que a empresa quer comunicar pela poluição visual.
  • Vitrines - A sua vitrine chama a atenção? De quanto em quanto tempo ela é renovada? Ela é limpa? Os produtos estão bem expostos? Não é raro encontrar lojas onde os produtos são colocados de qualquer forma na vitrine, às vezes sem combinações, e muitas vezes sem nenhum “chamariz” e em alguns casos sem respeitar a legislação sobre a exibição dos preços. 
  • Ambiente - Dentro de uma estratégia de marketing é importante pensar se a forma como o ambiente está organizado está adequado para atender aos clientes. Já vi e atendi várias empresas que o próprio layout desfavorece o processo de vendas, às vezes o cliente não consegue enxergar os produtos e/ou há a exposição de todo estoque. Em alguns locais é possível ouvir rádios e a propaganda de concorrentes. Outro ponto importante é o som ambiente e o aroma da empresa, muitas vezes as músicas utilizadas estão inadequadas para a situação.
  • Processos - Se o cliente precisar trocar um produto, por exemplo, qual é o procedimento? Vejo absurdos nesse sentido, às vezes para que um cliente faça uma troca, ele precisa entrar em uma fila, fazer um cadastro etc. A troca pode ser uma oportunidade para realizar uma nova venda e nem sempre os atendentes percebem dessa forma.
  • Ações mercadológicas consistentes - Algumas lojas não têm ações mercadológicas consistentes, quando não estão vendendo, simplesmente fazem uma promoção ou um bazar, e criam no cliente a cultura e a necessidade de aguardar pelo momento da promoção para fazer a compra. Percebo pouca criatividade nas ações ou ações muito pontuais que não geram efeito. Em alguns casos ainda há a cultura do “sempre foi feito assim”, obviamente algumas coisas funcionavam bem no passado, mas hoje o contexto mudou muito.

A minha experiência mostra que muitas empresas não conseguem ter êxito por falta de estratégia de marketing, de pensar em formas diferentes de acessar o cliente e ter consistência no que é feito, muitas vezes essas empresas acabam quebrando. Já as empresas que utilizam estratégias de marketing conseguem ampliar as suas vendas, fidelizar os seus clientes, otimizar os seus recursos e muitas vezes expandir para outros locais. Como diz  Alvin Toffler: Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém. Nesse artigo coloquei apenas alguns tópicos, mas se você quiser saber mais, entra em contato conosco que podemos conversar mais.

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