O que aprendi com o papa do marketing digital e que você pode aplicar no seu negócio para ter mais lucro?

02/04/2018

Recentemente eu tive a oportunidade de participar de um curso com o papa do Marketing Digital, Neil Patel. Além de ser referência no assunto, atendeu empresas como Google, Facebook, HP e foi considerado pela Forbes como um dos 10 melhores profissionais de marketing do mundo, ou seja, é inegável seu conhecimento e autoridade dele nesse tema. 

Como estamos na era do compartilhamento e o próprio Neil Patel disse que o Brasil está de 5 a 7 anos atrasado nas questões de marketing, me senti na obrigação de mudar essa nossa realidade, e resolvi escrever alguns insights e dicas que se forem aplicados podem tornar o seu negócio mais lucrativo. Obviamente, não tenho a pretensão de resolver todos os problemas de marketing das empresas, mas sei que a maioria das empresas erra por falta de conhecimento e de estabelecer uma boa estratégia de marketing digital.

Por isso, segue abaixo insights para você aplicar imediatamente no seu negócio:

  • Você sabia que 93% das experiências online iniciam por uma busca na internet? Mais especificamente, a maioria das pessoas busca informações no Google antes de tomar uma decisão? Se a sua empresa ainda não está no meio digital, está na hora de repensar. Muitas empresas não possuem o cadastro no Google Meu Negócio, que é uma ferramenta gratuita, na qual você pode aumentar a sua visibilidade no Google Maps e também nas pesquisas do Google na comunidade local.
  • Para ser relevante, a sua empresa precisa estar na primeira página dos resultados de buscas, e isso é o que mais importa, pois se você não estiver na primeira página, você corre um sério risco de não ser encontrado. Para estar na primeira página, você precisa adotar uma série de estratégias, entre as quais o desenvolvimento de marketing de conteúdo (branded content). Além disso, é necessário que o usuário (cliente / prospect / pessoa que entrou no seu site), ultrapasse 2 minutos de duração da sessão na sua página. Por isso, o seu conteúdo precisa ter valor, precisa ser algo que desperte a atenção das pessoas e que realmente seja útil. Hoje a internet está cheia de especialistas vazios, aqueles que entendem tudo e prometem mudar a sua vida, mas na essência há pouco aprofundamento.
  • Para ranquear no Google, ou seja, estar em evidência e ficar na primeira página, você precisa considerar alguns fatores: 
    • Velocidade - se o seu site for muito lento, você tem grandes chances de perder clientes, nas palavras de Patel, cada segundo a mais no carregamento da página representa ao menos -1% nas vendas. Você pode testar a velocidade do seu site no seguinte link: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br
    • Site responsivo -  Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. No Brasil é muito importante que o site seja responsivo, pois muitas pessoas acessam os sites via smartphones. 
    • Conteúdo - além de criar conteúdos relevantes, cada conteúdo deve ser construído em tópicos, cada página deve focar num tópico específico de conteúdo, sendo que os textos devem ser longos e os parágrafos curtos, pois dessa forma, o usuário permanecerá mais tempo na sua página, e isso faz com que o Google entenda que você realmente criou um conteúdo relevante. 
    • Produção de conteúdo - Nas produções de conteúdo, considere “ensinar” algo para alguém, utilize palavras simples e insira nos textos dados que confirmem suas informações. 
    • URL - Quanto mais curta a URL (endereço de rede) melhor, ou seja, simplifique.
    • Segurança do site - quanto mais seguro melhor.
    • Backlinks - não basta você ter um site, é importante que você tenha outros sites linkando para o seu site, ou seja, quanto mais backlinks, mais você pode subir nas posições do Google. 
    • Tempo e consistência - Geralmente estratégias de marketing digital levam até 6 meses para darem resultado, ou seja, é preciso ter consistência e persistência para atingir os resultados desejados. 
    • E-commerce - Caso você tenha um e-commerce, considere criar inicialmente uma tela / página onde você consiga capturar nome, e-mail e telefone, antes dos meios de pagamento, pois na maioria dos casos, o cliente desiste no momento que colocou os produtos no carrinho e se você não tem essas informações, pode perder a venda e o cliente. 
    • Entenda o seu público alvo - você precisa saber o que de fato as pessoas estão pesquisando, quais as tendências de buscas no seu segmento, para tanto, você precisa definir palavras-chaves e há inúmeras ferramentas gratuitas que podem lhe auxiliar nessa definição, entre as quais:  Google Trends, Keywords Everywhere, Google Correlate, Moz etc.
    • Fórmula de sucesso - Patel enfatizou durante o curso que para ter sucesso no marketing digital é preciso ter um bom conteúdo, consistência nas publicações e linkbuilding (promover links para os conteúdos criados em outras páginas).

Outro aspecto bem importante que você precisa se preocupar é em criar uma marca relevante, que tenha sentido para o público alvo, que solucione problemas ou dores desse usuário e para isso em alguns casos você vai precisar utilizar ferramentas do marketing tradicional, e isso tudo passa pela etapa de planejamento de marketing. Tenho visto inúmeras empresas falharem e não obterem resultados (venda), pois desenvolvem ações de forma isolada, sem planejamento, sem a construção de um posicionamento, muitas vezes terceirizam o marketing digital para outra empresa ou pessoa que não conhece o negócio e não sabe construir uma verdadeira estratégia.

Assim, de nada adianta contratar uma empresa para cuidar do seu marketing digital ou até mesmo um profissional, se você não tiver claro quais são as suas metas. Qual é o grande desafio do seu negócio? Onde sua empresa pretende chegar? Se isso não estiver claro, é muito provável que você não tenha resultados. 

O que aprendi com o papa do marketing digital e que você pode aplicar no seu negócio para ter mais lucro?

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