Mais do que nunca as empresas e suas áreas de vendas são movidas por metas, às vezes metas construídas sem fundamentos, sem pesquisa, sem um olhar para o mercado, simplesmente por uma necessidade de atingir um ponto de equilíbrio e/ou como uma estratégia de sobrevivência. Porém, muitas empresas esquecem de engajar o seu público interno, principalmente funcionários, e enquanto a empresa deseja seguir por um caminho específico, o público está indo em outra direção. Nesse ponto acontece uma dissonância, às vezes quem está fora da empresa consegue perceber isso rapidamente, mas quem está dentro parece imerso num mundo sem perspectivas.
Há alguns anos atrás numa consultoria para uma grande empresa, durante a fase de diagnóstico, entrevistei todos os diretores e pessoas chaves das áreas, foram mais de 80 entrevistas, e durante o processo consegui perceber algo que ninguém mais tinha percebido, a direção geral tinha duas metas muito claras para a empresa, porém mais de 85% dos entrevistados as desconheciam, tanto é que um funcionário comentou: “estou num barco e não sei para onde vai”. Você consegue imaginar a dimensão do problema?
Ou seja, as metas não estavam claras para a maioria das pessoas, e esse não é o único problema, pois percebi também que a maioria das pessoas não tinha metas próprias, então você consegue imaginar os resultados que a empresa vinha tendo?
Em complemento a isso, num estudo conduzido por Covey e sua equipe, apenas 15% das pessoas entrevistadas identificaram realmente as metas mais importantes da empresa, ou seja, em alguns casos há metas demais, ou elas mudam com muita frequência, apenas 19% dos entrevistados afirmaram que se sentiam comprometidos com as metas das empresa. Talvez isso justifique os resultados da maioria das empresas que não conseguem atingir suas metas.
Diante disso, venho estudando histórias de grandes empreendedores e cheguei a uma conclusão: empresas só crescem se o empreendedor e/ou diretor geral da empresa tiver uma meta clara e souber comunicá-la para a equipe, reforçando-a todos os dias. Assim como, pessoas crescem se tiverem metas nas suas vidas.
Alguns exemplos que podem servir de inspiração:
O que tudo isso nos ensina? As metas colocadas sem gerar o comprometimento, não tem valor e geralmente não são alcançadas, por isso decreto o FIM DAS METAS tradicionais, sem análise, sem o entendimento do negócio. Porém, também decreto o início das METAS COM PROPÓSITO, pois afinal sem metas, não temos resultados.
Escrevo abaixo algumas sugestões que você pode seguir durante SETE dias para mudar a sua situação ou da sua empresa:
Lembre-se: “Para vencer, é preciso ter algumas qualidades: clareza de propósito, conhecimento do que se quer e um desejo insaciável de alcançar seu objetivo.” Napoleon Hill