Novela da Globo e Coaching: desmistificando os conceitos!

07/02/2018

Aproveitando o ensejo dos capítulos da novela das nove  “O Outro lado do Paraíso” e a polêmica que tem surgido sobre o tema “Coaching”, resolvemos escrever esse artigo para fazer uma reflexão e esclarecer o que é o Coaching de fato, já que atuamos há muitos anos com esse serviço e sabemos a importância e o quanto contribui para a vida das pessoas. Nós sabemos o valor que o Coaching agrega na vida das pessoas, porque também já passamos pelo processo.

Ao analisarmos o enfoque dado pela novela sobre o Coaching, percebemos que há algumas equívocos que podem estar confundindo as pessoas e até mesmo afastá-las de um processo de Coaching. Então, vamos lá, pontuamos abaixo alguns esclarecimentos:

  • Um verdadeiro coach não participa de apenas UM workshop e sai fazendo perguntas para obter respostas que o próprio coach busca, e não o coachee (cliente), isso é extremamente anti-ético e contra os princípios de Coaching. Para você ser um Coach de verdade, você precisa investir pesadamente na sua formação e ter muitas horas de prática. Em nossa equipe, temos inúmeras certificações, muitas horas de estudos, além de um histórico de atendimentos de mais de mil horas. Muito cuidado com pessoas que lhe oferecem sessões de coaching gratuitas com uma formação recente e sem experiência de mercado. Também não confunda coaching com terapia, são conceitos diferentes. 
  • Um verdadeiro coach não expõe as questões do seu coachee para outras pessoas. Já vi isso acontecendo no mercado, inclusive na nossa região, onde o Coach citou o nome do Coachee, isso demonstra falta de integridade e entendimento da importância do coaching, e pode sim atrapalhar todo o processo e trazer muito descrédito. 
  • Geralmente o processo de Coaching inicia pelo próprio coachee e não pela necessidade do Coach. Tanto é que antes mesmo de iniciar uma sessão de coaching, é muito importante entender as razões que levaram a pessoa a buscar o coaching, em alguns casos o próprio Coach tem que entender e identificar se realmente é o momento para que aquela pessoa passe por um processo de coaching. 
  • Coaching não é a mesma coisa que hipnose. Coaching é um processo que faz com que a pessoa saia do ponto A para o B, fazendo com que o indivíduo atinja seus objetivos e durante todo o processo são utilizadas ferramentas e instrumentos validados. Hipnose envolve outras técnicas que não tem nada a ver com coaching, não estamos dizendo que é bom ou ruim, mas é importante deixar claro que não é a mesma coisa. 
  • Uma sessão de coaching pode transformar a vida da pessoa, mas é importante que seja feito no momento certo, quando a própria pessoa sente que precisa, e/ou no caso das empresas, quando é preciso fazer alguma movimentação / mudança, para que se atinja os resultados desejados.
  • No nosso processo de coaching utilizamos diversas ferramentas, e gostaríamos de ressaltar o Alpha Assessment, que é um instrumento utilizado para entender qual é o comportamento do Coachee, quais os seus pontos fortes e as oportunidades de melhorias, bem como a identificação do perfil de cada pessoa. Esse assessment nos permite ajudar a pessoa a ampliar o seu autoconhecimento e fazer as escolhas de mudanças que precisam ser realizadas. 

Além disso, aproveitamos para lhe convidar para conhecer os nossos serviços de coaching. Se você quer saber mais sobre Coaching, agende um horário conosco, será um prazer recebê-lo (a)!

Novela da Globo e Coaching: desmistificando os conceitos!

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?