Inteligência emocional da liderança garante superação de metas em 20%

06/03/2019

Cada vez mais a inteligência emocional tem se tornado um ativo no mundo dos negócios, pesquisas de David McClelland, analista comportamental, mostram que executivos com alta capacitação em inteligência emocional tinham em suas unidades superação das metas de ganhos anuais em 20%, enquanto líderes de unidades sem essa massa crítica apresentavam desempenho inferior, na mesma proporção.

Outro estudo de Daniel Goleman mostra que quanto mais alta a posição, habilidades técnicas são menos significativas, e mais evidentes são os atributos de inteligência emocional para explicar sua eficiência.

Basicamente a inteligência emocional compreende cinco habilidades: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e sensibilidade social. Cada indivíduo nasce com certos níveis de habilidades de inteligência emocional, mas pode aprimorar com feedbacks, treinamentos e desenvolvimento individual.

Para explorar um pouco de cada uma das habilidades, vamos elucidar com alguns exemplos:

  • Autoconhecimento - Ter a capacidade de reconhecer os seus próprios limites, estados de espírito, saber reconhecer as próprias emoções. Ex.: Se a pessoa sabe que realizar o trabalho de última hora, gera determinados comportamentos, tais como agressividade, pode se programar para realizar o trabalho com antecedência.
  • Autocontrole - Compreende a capacidade de controlar as emoções. Ex.: Se um funcionário não conseguiu concluir determinada atividade conforme o prazo acordado, o líder resiste à vontade de esbravejar.
  • Motivação - Capacidade de realizar, otimismo mesmo diante das dificuldades, comprometimento consigo mesmo e com os demais. Ex.: Diante de um fracasso, o líder planeja uma reviravolta.
  • Empatia - Habilidade de tratar as pessoas conforme suas reações emocionais. Ex.: Realizar uma leitura corporal para entender se é o momento de proporcionar um feedback para um determinado funcionário.
  • Sensibilidade social - Capacidade de estabelecer confiança, construir relacionamentos com as pessoas, relacionar-se. Ex.: Buscar parceria com gestores de outras áreas para o desenvolvimento de um projeto em conjunto.

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Inteligência emocional da liderança garante superação de metas em 20%

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