O endomarketing consiste em implementar a filosofia do marketing dentro da empresa, ou seja, tudo o que fazemos para conquistar e manter um cliente, devemos fazer para conquistar e manter os profissionais da empresa. Quando isso acontece a marca também se beneficia, pois os profissionais passam a falar bem da empresa, e por exemplo, passam a se importar mais com o atendimento dos clientes externos.
Algumas pessoas pensam que comunicação interna e endomarketing são a mesma coisa, entretanto há uma distinção, comunicação interna é uma das ferramentas do endomarketing. O grande propósito da comunicação interna é transmitir as informações de forma clara e transparente, enquanto, que o endomarketing vai além, busca engajar e comprometer os profissionais com o propósito da empresa.
Ou seja, quando a empresa tem um endomarketing estratégico, é muito comum estabelecer ações estratégicas durante a jornada dos profissionais da empresa, desde o processo seletivo, onboarding, 90 dias, acompanhamento da carreira, e por fim, a saída da empresa. O objetivo das ações de endomarketing depende diretamente do objetivo estratégico da empresa, mas em geral estão relacionados com as melhorias de integração e relacionamento entre as pessoas, melhorias no clima organizacional, aumento do engajamento e comprometimento, motivação, trabalho em equipe, redução de absenteísmo e rotatividade, entre outros.
Um bom endomarketing está alicerçado nos pilares: alinhamento com a estratégia, transparência, liderança e processos bem definidos. Quando a empresa implementa endomarketing deve ter claro que a liderança será o principal canal entre empresa e os seus profissionais.
Para ter sucesso no planejamento do endomarketing, costumo recomendar algumas etapas essenciais que fazem parte da metodologia do Endomarketing na Prática: diagnóstico, mapeamento do perfil dos profissionais da empresa, aplicação do CANVAS do Endomarketing, planejamento estratégico do endomarketing, elaboração do plano de ação e estabelecimento dos KPIs (indicadores de mensuração).
Durante a pandemia muitas empresas sentiram falta de ter uma área de endomarketing que pudesse manter os vínculos entre as pessoas, manter os profissionais bem informados, e ainda, estabelecer estratégias para elevar a motivação das pessoas. Essa é uma das áreas que se tornará ainda mais estratégica, pois há uma tendência de algumas empresas manterem o home-office mesmo depois da pandemia, haverá modificações no sistema de trabalho. Além disso, muitas empresas que não tinham a área, estão percebendo a necessidade de estruturá-la.
Se você é da área de endomarketing e busca ideias para manter a equipe motivada diante dos desafios impostos pela pandemia, segue algumas dicas:
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