Ideias de endomarketing para o mês de novembro

09/10/2023

Novembro é tempo de preparar a empresa para o final do ano (preparativos para as confraternizações) e, também, para o próximo ano. Talvez a empresa já esteja com o planejamento estratégico de 2024 consolidado, e caso seja esse o caso, é importante iniciar a divulgação dos objetivos, metas e projetos com o objetivo de engajar os profissionais da equipe. Quanto mais as pessoas conhecem os objetivos da empresa, mais elas podem realmente se comprometer com os mesmos. Afinal, ninguém quer estar num local sem perspectivas.  

Essa divulgação pode ocorrer por meio de reuniões, materiais gráficos expostos pela empresa, templates para os desktops, quizz, caça ao tesouro do planejamento, entre outros. O importante é que a empresa consiga transmitir quais são os seus objetivos estratégicos para a equipe. 

Novembro também é propício para desenvolver uma super campanha sobre o “Novembro Azul” para incentivar os homens a cuidarem da sua saúde. Afinal, 9 a cada 10 casos de câncer de próstata tem chances de cura quando diagnosticados cedo. Ou seja, promover a conscientização pode ser uma forma de curar. 

Na sequência apresenta-se algumas ideias para o mês de novembro:

  • Novembro azul: decoração especial, promover palestras, lives ou rodas de conversas sobre a saúde do homem (obs.: essas palestras podem ser oferecidas para todos os profissionais da equipe, uma vez que pode despertar o incentivo de sugerir o cuidado para os homens da respectiva família do profissional), distribuição de materiais informativos, vídeos com depoimentos de profissionais que tiveram a oportunidade de encontrar a cura por meio do diagnóstico precoce, parceria com clínicas de saúde e/ou empresas que realizam os exames, presentear os profissionais da empresa que trouxerem comprovações de realização de check up de saúde anual. 
  • Dia mundial da gentileza (13 de novembro): Que tal incentivar a gentileza na empresa? Realizar um sorteio dos nomes dos profissionais (igual amigo secreto), onde os profissionais façam gentileza uns aos outros (Ex.: servir um café, preparar uma surpresa, deixar uma mensagem de motivação etc). Gravar um vídeo com os profissionais da equipe sobre pequenos gestos que fazem a diferença no ambiente de trabalho, e/ou ainda, com os profissionais respondendo a pergunta: O que é gentileza para você? Desenvolver um material sobre as pequenas gentilezas que não custam nada: cumprimentar os colegas, agradecer, respeitar opiniões etc. Criar um mural do elogio pelas gentilezas realizadas (as pessoas podem escrever livremente um agradecimento umas paras as outras). Distribuir doces com cartão sobre o dia da gentileza. Criar um certificado para que cada profissional possa colocar o nome do colega de trabalho e entregar o certificado de reconhecimento. Desenvolver uma ação de voluntariado para auxiliar alguma entidade / associação. Promover um café da gentileza onde cada profissional traz um prato de salgado / doce para compartilhar com os profissionais da equipe. 
  • Preparativos confraternizações final de ano: Realizar uma pesquisa sobre a confraternização de final de ano para identificar o que os profissionais da empresa pensam sobre o evento e o que gostariam que acontecesse e/ou ainda, identificar o que os profissionais mais gostaram nos eventos anteriores. Elaborar o evento de final de ano de forma colaborativa, ou seja, os profissionais da equipe podem sugerir e se voluntariar para fazer parte da comissão de organização do evento. Distribuir camisetas brancas que possam ser personalizadas para a confraternização de final de ano. Muitas vezes as confraternizações de final de ano são pensadas por poucas pessoas da empresa e não possuem o impacto que poderiam possuir caso envolvessem mais profissionais da equipe. 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Ideias de endomarketing para o mês de novembro

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?