Ideias de endomarketing para a Páscoa

12/02/2024

A Páscoa é um período importante para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. Nem sempre essa data é celebrada pelas empresas, pois depende muito das crenças e da cultura da empresa. 

Nesse ano a Páscoa é celebrada no dia 31 de março. 

Caso a empresa comemore essa data, pode utilizar o período para trabalhar “integração”, “reforçar os valores da empresa”, bem como promover momentos de interação entre equipes. 

Segue uma série de sugestões para potencializar as ações de endomarketing:

  • Caça aos ovos na empresa – Que tal criar um “momento” de caça aos ovos pela empresa vinculada com os valores da empresa ou com as grandes metas trimestrais? A área de endomarketing pode criar uma série de pistas, associando os locais onde os chocolates estão escondidos com os valores da empresa. Ex.: Os ovos estão escondidos num local que foi projetado para o descanso dos profissionais da equipe, pois valorizamos cada pessoa que trabalha na empresa XYZ.  Princípio da empresa: Valorização das pessoas. 
  • Decoração setorial – Promover um concurso interno para que as equipes façam a decoração dos respectivos setores e permitir que os profissionais possam realizar visitas entre os setores para dar e receber chocolates. Essa é uma forma de permitir que os profissionais de diferentes setores possam se aproximar, trocar ideias e conhecer um pouco mais da área do outro profissional. 
  • Amigo doce – Criar um momento para a troca de chocolates entre os profissionais da equipe. Aqui é importante estabelecer como será a dinâmica de integração entre os profissionais. 
  • Troca de cartões – Nem sempre a Páscoa precisa ser recheada de chocolates, a empresa pode promover um momento de troca de cartões entre os profissionais. 
  • Páscoa Solidária – Ao invés de presentear os profissionais da equipe com doces e chocolates, é possível realizar uma campanha de arrecadação de chocolates para doação para entidades carentes, e/ou ainda, atrelar o atingimento de metas com a doação de doces e chocolates por parte da empresa. 
  • Oficina de ovos de Páscoa – Que tal envolver os profissionais da equipe numa oficina culinária de ovos de Páscoa? Se as equipes trabalham de forma remota, a empresa pode convidar um chocolatier e promover um momento para que todos possam criar o seu próprio “ovo de chocolate”. A ideia também pode ser adaptada para brigadeiros gourmet, e/ou um curso de harmonização de chocolates com determinados tipos de bebidas. 
  • Promover um Happy Hour – Nesse happy hour cada profissional da equipe pode trazer um prato e/ou guloseima para compartilhar. A intenção é criar um momento de integração entre os profissionais. 
  • Brincadeiras de adivinhar – Preencha um pote com doces e peça que cada um faça a sua aposta da quantidade de doces que o pote e/ou embalagem possui, e o vencedor ganha o prêmio. 
  • Brincadeira “Achou, ganhou”- A ideia é espalhar doces pela empresa e quem achar pode ficar com os doces. Em cada um dos doces é possível escrever “bilhetes” com as expectativas da empresa em relação às atitudes / comportamentos das pessoas.
  • Troca de receitas para a Páscoa – Que tal pedir que os profissionais compartilhem receitas de doces e/ou pratos que possam ser realizados nesse período da Páscoa, e transformar essas receitas num e-book e/ou livro com as receitas da empresa?
  • Desenhos para pintar para filhos dos profissionais da equipe – Distribuir livrinhos de pintura e/ou desenhos para que os profissionais possam levar para os seus filhos. Os desenhos podem retornar para a empresa e compor um painel / mural. Outra ideia é trazer os filhos dos profissionais, oferecer tintas e um espaço para que possam literalmente decorar com seus desenhos, no final do dia entregar um kit com doces. 
  • Montar um kit com sugestões de como celebrar o significado da Páscoa com a família – A empresa pode entregar para cada profissional uma caixa com elementos que remetam para o significado da Páscoa e convidar o profissional para realizar algumas atividades junto com a família. Essa atividade deve ser realizada apenas se o perfil do público interno da empresa compreender pessoas que tenham famílias / filhos pequenos.
  • Feira de Páscoa – Oportunizar que os profissionais possam adquirir chocolates com valores especiais dentro da própria empresa?
  • Distribuir doces / chocolates personalizados – Caso a empresa tenha algum personagem, a empresa pode desenvolver chocolates personalizados e distribuir para os profissionais da equipe.
  • Páscoa Saudável – Desenvolver uma palestra sobre cuidados com a saúde nesse período da páscoa, como fazer escolhas mais saudáveis relacionadas aos doces e consumo de chocolates.  
  • Café da manhã e/ou almoço especial – Que tal esperar a equipe com um super café da manhã ou almoço especial com a temática da Páscoa?
  • Dinâmica O que você quer que renasça? Se houver a oportunidade de reunir as pessoas e conversar sobre o que gostariam de tornar “vivo” durante o ano. A ideia é promover um momento de troca de ideias para ouvir as pessoas da equipe. 

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Ideias de endomarketing para a Páscoa

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?