Feedback Estratégico para Liderar Melhor!

27/07/2018

A maioria das pessoas tem dificuldade para proporcionar e até mesmo para receber um feedback. Feedback é um termo que significa "realimentação", foi cunhado na década de 1860, pode ser definido como qualquer tipo de informação que você recebe sobre si mesmo, não é válido somente para o ambiente corporativo, mas até mesmo na vida pessoal.

Uma pesquisa apresentada por Douglas Stone e Sheila Heen mostra que 63% dos executivos de recursos humanos dizem que sua principal dificuldade para uma gestão de desempenho eficaz é que seus gerentes não tem coragem ou capacidade para encarar os feedbacks mais trabalhosos. Feedback requer coragem, habilidade, compreensão, respeito por si mesmo e pelos demais e nem sempre os executivos estão preparados para proporcionar um feedback. 

Para que o feedback seja útil, recomenda-se que o mesmo seja:

  • Descritivo: deve ser um relato ao invés de ser uma "avaliação", em nenhum momento deve-se julgar ou rotular a pessoa.
  • Específico: o feedback não deve ser generalizado, se você precisar criticar, critique o ato, o fato, a ideia e não a pessoa.
  • Oportuno: o feedback deve acontecer no momento correto, bem como deve-se pensar inclusive no ambiente.
  • Verdadeiro: deve ser sincero e transparente, sem rodeios.
  • Estratégico: o feedback verdadeiro e transparente pode ser estratégico para melhorar o desempenho da equipe. A equipe costuma apoiar líderes que sabem proporcionar feedback.

No processo de feedback há três gatilhos: verdade, relacionamento e identidade. O gatilho de verdade é acionado pelo conteúdo de um feedback inútil e/ou sem veracidade, o de relacionamento é desencadeado pela pessoa que proporciona o feedback, e o de identidade tem relação direta com as percepções que temos de nós mesmos. Para que possamos lidar bem com os feedbacks que recebemos é importante conhecer os nossos pontos cegos, separar o que de quem, e desarmar as possíveis distorções. 

Eu sempre recomendo se questionar o tempo todo: O que eu posso fazer para melhorar continuamente os meus resultados? O que eu estou fazendo que pode estar me atrapalhando? O que eu tenho de bom que pode ser potencializado? O que eu preciso melhorar com urgência?

Também é importante ter maturidade para saber recusar ou dispensar um feedback e/ou estabelecer um limite. Há algumas técnicas e/ou até mesmo frases para dispensar um feedback, como por exemplo: "fico feliz por ouvir seu conselho, porém posso não segui-lo". 

Conheça o nosso workshop in company de Feedback Eficaz: http://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/cursos-cursos-in-company/workshop-feedback-eficaz_1.html

Feedback Estratégico para Liderar Melhor!

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?