A maioria das pessoas tem dificuldade para proporcionar e até mesmo para receber um feedback. Feedback é um termo que significa "realimentação", foi cunhado na década de 1860, pode ser definido como qualquer tipo de informação que você recebe sobre si mesmo, não é válido somente para o ambiente corporativo, mas até mesmo na vida pessoal.
Uma pesquisa apresentada por Douglas Stone e Sheila Heen mostra que 63% dos executivos de recursos humanos dizem que sua principal dificuldade para uma gestão de desempenho eficaz é que seus gerentes não tem coragem ou capacidade para encarar os feedbacks mais trabalhosos. Feedback requer coragem, habilidade, compreensão, respeito por si mesmo e pelos demais e nem sempre os executivos estão preparados para proporcionar um feedback.
Para que o feedback seja útil, recomenda-se que o mesmo seja:
No processo de feedback há três gatilhos: verdade, relacionamento e identidade. O gatilho de verdade é acionado pelo conteúdo de um feedback inútil e/ou sem veracidade, o de relacionamento é desencadeado pela pessoa que proporciona o feedback, e o de identidade tem relação direta com as percepções que temos de nós mesmos. Para que possamos lidar bem com os feedbacks que recebemos é importante conhecer os nossos pontos cegos, separar o que de quem, e desarmar as possíveis distorções.
Eu sempre recomendo se questionar o tempo todo: O que eu posso fazer para melhorar continuamente os meus resultados? O que eu estou fazendo que pode estar me atrapalhando? O que eu tenho de bom que pode ser potencializado? O que eu preciso melhorar com urgência?
Também é importante ter maturidade para saber recusar ou dispensar um feedback e/ou estabelecer um limite. Há algumas técnicas e/ou até mesmo frases para dispensar um feedback, como por exemplo: "fico feliz por ouvir seu conselho, porém posso não segui-lo".
Conheça o nosso workshop in company de Feedback Eficaz: http://www.mkfsolucoes.com.br/treinamentos/cursos-cursos-in-company/workshop-feedback-eficaz_1.html