Muitas pessoas pensam que endomarketing é entregar presentes ou brindes para os profissionais da equipe em datas especiais. Algumas pessoas nem mesmo sabem o que é endomarketing. É muito comum escutar: nós temos várias ações de endomarketing, mas ultimamente não tem dado resultado.
O fato é que endomarketing compreende fazer o marketing dentro da empresa, e quando falamos sobre marketing, o foco está em atender as necessidades e despertar os desejos das pessoas de forma estratégica, e isso é muito mais profundo do que simplesmente entregar presentes nas datas especiais ou fazer alguns eventos pontuais. É preciso compreender o perfil dos profissionais da empresa, entender o que buscam, qual é o significado do trabalho, ir muito além de fazer ações aleatórias...
Costumo dizer que você precisa ter um olhar analítico e mapear a jornada dos profissionais dentro da sua empresa e ter um plano estratégico, que não é simplesmente ficar presenteando as pessoas, até porque essa estratégia pode ser ruim ao longo do tempo. Imagine uma empresa que precisa conquistar clientes e para isso esteja sempre entregando brindes, a sua imagem ficará para sempre marcada pelos brindes e não pela sua essência ou propósito.
O endomarketing exige conhecimentos profundos de marketing e também de gestão de pessoas, ou seja, você precisa saber como captar a atenção das pessoas, e ao mesmo tempo, compreender o que move as pessoas a fazerem o que precisa ser feito.
Quando a empresa tem um endomarketing estratégico, geralmente os resultados são visíveis: a empresa passa a ter pessoas mais produtivas, mais engajadas e comprometidas com o negócio, menor taxa de rotatividade e absenteísmo, interesse de outros profissionais de fazerem parte da equipe, entre outros resultados, independente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação.
Canso de ver profissionais que estão sempre fazendo algo que alguém já fez antes porque deu certo em outra empresa, sem ter um olhar para o negócio. E é exatamente por isso que muitas pessoas deixam de crescer nas suas carreiras nessa área, pois fazem ações pontuais e operacionais, e esquecem de ter um olhar estratégico.
Endomarketing precisa estar alicerçado em alguns pilares:
Eu desenhei um método que já vem sendo utilizado há anos por inúmeros profissionais, esse método tem 5 etapas e que quando realmente são utilizadas trazem muito resultado: diagnóstico, mapeamento do perfil dos profissionais, Canvas do Endomarketing, planejamento endomarketing estratégico, plano de ação e KPI`s.
Quando você implementa endomarketing de forma estratégica, os resultados começam a aparecer e você enquanto profissional passa a ter muito mais visibilidade na sua carreira, tanto dentro da empresa quanto fora, pois essa é uma área que permite visibilidade.
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