Dicas práticas para comemorar o Dia do Trabalhador

08/04/2019

O dia 10 de maio é comemorado internacionalmente, a data foi instituída em 1886 quando uma greve foi iniciada em Chicago com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho que chegava a 17 horas. Hoje a data é celebrada para comemorar o trabalho e reforçar os direitos adquiridos ao longo dos anos.

Geralmente as empresas costumam realizar algum tipo de comemoração para valorizar a data.

Nesse ano gostaríamos de sugerir algumas dicas práticas para valorizar não apenas a data em si, mas os profissionais que atuam na empresa e o próprio trabalho executado:

* Pote da Gratidão: Que tal criar um pote da gratidão no qual cada funcionário possa escrever as razões pelas quais é grato e agradecer a oportunidade de trabalho? Muitas vezes as pessoas reclamam dos seus trabalhos, mas se por um momento puderem sentir e agradecer o fato de terem um trabalho, com certeza passarão a ver o trabalho de uma forma diferente. Também é legal marcar um dia para a abertura dos bilhetes.

* Gincana do Dia do Trabalho com Integração: Que tal promover uma gincana e/ou alguma atividade física (caminhada, futebol, vôlei e/ou até mesmo um dia do esporte) para integrar a equipe e valorizar o trabalho de cada um? Não precisa realizar o evento no dia do trabalho, mas pode ser alusivo à data. Essa também é uma ótima forma de valorizar a marca da empresa, pois uma caminhada, corrida e/ou alongamentos pode ser feita em algum parque público.

* Fortalecer o voluntariado: Que tal associar o dia do trabalhador a uma atividade voluntária que beneficie a comunidade na qual a empresa está presente? Pode ser um evento para arrecadar alimentos, uma integração dos funcionários para ajudar alguma entidade nas reformas e/ou pinturas que sejam necessárias, entre outras.

Troca de elogios: Criar um padrão de cartão "De" "Para" e com uma frase como Você faz a diferença no seu trabalho porque você é...." As pessoas poderão utilizar esses cartões para elogiar os colegas.

* Cápsula do Tempo do Trabalho: Que tal instigar as pessoas para que escrevam o que esperam para 2020 em relação aos seus trabalhos ou em relação aos seus sonhos / metas e guardar a cápsula para ser aberta no próximo dia do trabalho com alguma dinâmica que envolva toda a equipe? Os objetivos não precisam contemplar os nomes das pessoas, pode-se criar um suspense. 

* Almoços e/ou Jantares: Promover um almoço ou jantar alusivo  à data com o reconhecimento das pessoas, você pode fazer um painel com o nome de todos, desenvolver dinâmicas e/ou vivências de grupo para integrar ainda mais as pessoas.

 

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Dicas práticas para comemorar o Dia do Trabalhador

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?