Como identificar um líder?

04/02/2019

Já participei de inúmeros cursos, formações e desenvolvimentos ao longo da minha trajetória para aprender técnicas, ferramentas e instrumentos para me tornar uma pessoa melhor, desenvolvi muitos processos de coaching e conheço muito bem os dois lados, o lado do líder e do liderado, pois também tive a oportunidade de vivenciar o mundo corporativo como funcionária e como gestora, tive bons líderes e líderes não tão bons assim, em alguns casos fui uma boa líder e em outros nem tanto, sei o quanto a identificação de um líder e/ou o desenvolvimento do mesmo custa para uma empresa e também a para a pessoa. Sei que muitas vezes potenciais líderes saem de suas empresas em busca de oportunidades em outras organizações ou empreendem como uma forma de exercer a sua liderança, pois muitas vezes encontram um limite para o seu próprio crescimento. 

Às vezes a empresa tem um líder pronto, porém não tem mecanismos para identificá-lo, em processos de diagnóstico é muito comum descobrirmos um líder que ninguém imaginava e que tem potencial para comandar uma equipe com maestria, às vezes basta “lapidar” pequenos detalhes para ter a pessoa certa no local certo, às vezes é preciso orientar para que a pessoa possa se desenvolver. Também já presenciamos pessoas com uma auto-percepção muito exagerada de si mesmo, o que não permite visualizar os pontos cegos. Por isso sempre recomendo o investimento em autoconhecimento, quanto mais nos conhecemos, mais aprendemos a lidar conosco mesmo e com os outros. Infelizmente, não há uma receita pronta para todas as pessoas, essa é uma busca constante. 

Eu costumo me entusiasmar muito com os grandes nomes da gestão e administração, e certa vez tive a oportunidade de assistir presencialmente o renomado Ram Charan, consultor de origem indiana com mais de 35 anos de experiência, extremamente simples e muito inteligente, apresentou suas ideias escrevendo numa lâmina de retroprojetor, em tempos onde os slides e/ou apresentações são “mega produzidos”.  

Cito esse autor, porque ele coloca em um dos seus livros “O Líder criador de Líderes” algo que eu também acredito muito: “Cada líder deve manter o olhar voltado para o futuro, ciente de seu talento específico e se ele está ou não sendo plenamente utilizado e desenvolvido. Se não for o caso, o líder deve buscar um local onde seu talento possa ser utilizado, reconhecido, incentivado e desenvolvido...”

Ram Charan apresenta algumas perguntas que nos auxiliam na identificação de líderes, essas perguntas devem ser respondidas com base em ações, decisões e comportamentos e não apenas com base na verificação das habilidades visíveis:

  1. Qual é a ambição dessa pessoa?
  2. A pessoa se orgulha da realização de metas com base em sua própria capacidade ou fala sobre unir e motivar os outros para atingir essas metas?
  3. A pessoa parece mostrar curiosidade em relação a temas fora de sua área de especialidade?
  4. A pessoa tem entendimento do negócio e dos fundamentos de gerar dinheiro?
  5. A pessoa é capaz de articular claramente os requisitos para realizar bem o trabalho de seu chefe? E o trabalho do chefe de seu chefe?
  6. A pessoa se certifica de se manter aprendendo continuamente?
  7. A pessoa obtém bons resultados, e o que é extraordinário nesses resultados?
  8. Essa pessoa tem incessante motivação para moldar o ambiente externo e progredir?
  9. A pessoa gosta de trabalhar com pessoas diversas e de alto nível ou traz consigo para um novo trabalho pessoas com as quais se sente à vontade e são fiéis a ela?
  10. Essa pessoa é motivada e apaixonada em relação à liderança? Essa motivação e paixão são concretas?
  11. A pessoa está lidando com situações cada vez mais complexas e incertas e utilizando os fracassos ocasionais como oportunidade de aprender?
  12. O sonho dessa pessoa é um desejo intangível ou é realista? Há evidências claras de que ela tem uma metodologia para continuar a desenvolver novas habilidades e ajustar suas características de personalidade para atingir o sonho?

Com base nessas perguntas, instigo você a pensar quem são os cinco potenciais líderes da sua empresa e como você pode fazer para que eles se desenvolvam?

Agora, se você se auto-identifica como líder fica também o convite para participar do nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores.

Como identificar um líder?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?