Como garantir o sucesso do seu evento interno?

15/02/2018

Os eventos internos podem ser estratégicos no sentido de gerar engajamento dos funcionários com o propósito da empresa. Para que de fato isso aconteça é importante que os mesmos sejam lúdicos e sejam pensados de modo a sensibilizar as pessoas. Geralmente, os eventos fazem com que as pessoas saiam das suas rotinas, e isso por si só causa um grande impacto na equipe, ou seja, integram, permitem que as pessoas possam se conhecer melhor.

Um dos eventos mais marcantes que já fiz foi a comemoração de uma premiação que a empresa havia recebido e consegui contratar um circo como atração principal. Assim, todos os espetáculos circenses estavam relacionados com algo que lembrava a premiação e/ou que tinha forte relação com o propósito da empresa. O impacto desse evento foi muito grande, pois de uma maneira simples foi transmitida uma mensagem poderosa para as pessoas sobre a importância de cada pessoa. E é assim que acredito que os eventos devem ser conduzidos sempre com emoção, criatividade e sentido. Mesmo que a empresa tenha poucos funcionários, se houver um evento, o mesmo deve ter sentido e ser memorável. Para que isso ocorra é importante praticar a empatia e pensar em todos os detalhes…

Algumas empresas continuam a segmentar os seus eventos, separando os públicos: gestores e funcionários. Porém, nem sempre essa é uma boa estratégia, pois cada vez mais a ideia é integrar as pessoas e reduzir a distância entre os cargos, então imagine a seguinte situação:  momento de crise, duas festas… O que o funcionário pensa sobre isso? Então, é preciso ter muito cuidado com a mensagem simbólica que transmitimos por meio dessas ações.

Alguns exemplos de eventos internos que merecem atenção:

  • Comemoração dos aniversários do mês: se houver algum talento musical dentro da empresa, que tal comemorar os aniversários com uma música e/ou som ambiente? Essa ação pode ser feita para toda a empresa, caso o número de funcionários seja pequeno e/ou somente para os aniversariantes do mês. Se a empresa não tiver verba para fazer um evento como esse, que tal colocar os nomes e fotos bem bonitas dos funcionários em um local de destaque para que a equipe possa parabenizar quem está de aniversário?
  • Apresentação do planejamento estratégico da empresa: que tal criar uma dia especial para apresentar o planejamento estratégico? Esse dia pode contemplar a palavra do diretor (a), atividades ao ar livre, e ainda, uma palestra motivacional para engajar a equipe. As diretrizes do planejamento estratégico e os principais caminhos que a empresa pretende seguir, devem estar na ponta da língua dos funcionários.
  • Comemoração do aniversário da empresa: às vezes muitas empresas não lembram de comemorar a sua existência, às vezes os próprios empreendedores nem lembram a data de fundação da empresa. Mas eu sempre sugiro comemorar essa data, seja com a entrega de um mini-bolo para cada funcionário, uma sobremesa especial no almoço do dia, ou até mesmo, um momento especial onde todos os funcionários possam se reunir para celebrar mais um ano de existência da empresa.
  • Celebração de uma premiação e/ou recorde de vendas: Cada vez que a empresa recebe um prêmio e/ou atinge um patamar diferenciado nas vendas, deve-se comemorar. Premiações são conquistadas e geralmente envolvem toda a equipe, e as vendas são o que mantém a existência da empresa. 
  • Festa de Final de Ano: eu sempre sugiro que a empresa analise o perfil do seu público para propor uma festa que tenha sentido para as pessoas. Certa vez, ouvi uma história sobre uma determinada empresa que fez uma festa temática, as pessoas ganhavam entre um e dois salários, você consegue imaginar a preocupação daquelas pessoas que não podiam esbanjar recursos financeiros, e precisavam gastar dinheiro para se arrumar para a festa? Resultado, muitas pessoas deixaram de ir na festa, pois não tinham condições financeiras e/ou recursos para seguir o protocolo da festa. Às vezes as ideias são ótimas, mas sempre devemos colocar o público em primeiro lugar. 

De forma geral, todos os eventos são oportunidades únicas de alinhar discurso com a prática, mostrando a importância de cada pessoa para o negócio da empresa. Porém, para organizar um evento interno é preciso lembrar de todos os detalhes, por isso, disponibilizamos um check list bem completo para você utilizar nos seus eventos.

Como garantir o sucesso do seu evento interno?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?