Como funciona uma sessão de coaching?

17/02/2018

Depois do artigo que escrevi sobre os conceitos de coaching apresentados na novela versus a realidade, algumas pessoas me escreveram com dúvidas sobre o funcionamento de uma sessão de coaching, por isso resolvi explicar de uma forma simples e objetiva:

  • Na primeira sessão é realizado um pré-coaching para entender qual é o objetivo da pessoa (coachee) com o coaching e o momento que está vivenciando.
  • Geralmente, aplica-se um assessment que visa identificar o perfil comportamental predominante, os pontos fortes versus os riscos envolvidos. Esse assessment gera um relatório que será utilizado para ampliar o autoconhecimento e para gerar mudanças. Esse assessment é validado internacionalmente e é baseado em pesquisas com milhares de pessoas, por isso é extremamente confiável. 
  • Depois dessa fase as sessões são conduzidas uma a uma, sendo que podem durar de 1 hora a 3 horas, dependendo do tipo de coaching que é desenvolvido. Durante as sessões, o coach e o cliente (coachee) ficam frente a frente e o coach utiliza algumas ferramentas, por exemplo, road map, house of change, ensaio mental, levanta astral, matriz SWOT, plano de metas 5x5, enfim, as ferramentas são utilizadas de acordo com o propósito do cliente (coachee) e sempre tem uma finalidade muito clara. Novamente é preciso deixar bem claro que o coaching não é terapia e/ou psicologia, o intuito do uso das ferramentas é bem claro e geram resultados muito rápidos.

O que acontece após cada sessão? Geralmente, o cliente (coachee) tem alguns temas de casa, que serão feitos no intervalo entre as sessões, ou seja, na mesma semana da sessão, o que coloca o cliente (coachee) em ação, e aí começam a acontecer as mudanças / transformações necessárias para que o cliente (coachee) atinja novos patamares. É muito comum que durante os processos de coaching as pessoas comecem a alcançar seus sonhos e objetivos, por exemplo, muitas mudam de emprego, abrem empresas, aumentam o número de clientes, melhoram a sua produtividade no trabalho, mudam de carreira, melhoram a organização financeira e familiar, passam a cuidar mais da saúde, mente e corpo, começam a ser percebidos de forma diferente na empresa e/ou na família. Enfim, o coaching é transformador, desde que seja conduzido de uma forma profissional e com seriedade. Se você quiser conhecer mais sobre o coaching, entre em contato conosco.

Como funciona uma sessão de coaching?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?