Como foi o primeiro dia do Gramado Summit 2018?

09/08/2018

O Gramado Summit acontece nos dias 08, 09 e 10/08/2018, é um dos maiores eventos de startups do Brasil e a nossa equipe está participando do evento.

O primeiro dia foi intenso contemplando a palestra do Sr. David Randon (Diretor-Presidente), que apresentou o case das "Empresas Randon: contemporaneidade e legado", no qual foi possível conhecer a história da empresa, as principais práticas de governança, os pilares estratégicos para os próximos anos (Garantir o crescimento dos negócios; Internacionalização da organização; Sustentabilidade dos Resultados, Inovação para os Negócios). 

Na sequência foi a vez do Sr. José Galló (CEO das Lojas Renner) com a palestra "O Poder do Encantamento: uma jornada de 8 a 450 lojas". Galló trouxe os números impressionantes de crescimento da Renner: somente em 2017 a empresa apresentou uma receita bruta de R$ 9,6 bilhões, 527 lojas em operação (334 Renner, 101 Camicado e 92 YouCom), 4 centros de distribuição, 20 mil funcionários, 29,6 milhões de cartões private label emitidos, 20 marcas próprias, mais de 600 mil clientes visitam as lojas diariamente, valorização de +2.937% das ações desde 2005. O executivo também mostrou o quanto é importante se reinventar e como foi a inserção da marca no Uruguai e algumas das principais práticas de gestão de pessoas da empresa. A cultura forte e enraizada da Renner fazem com que a mesma tenha um alto índice de engajamento da equipe, bem como 820 mil histórias de encantamento dos clientes. 

Na sequência do evento foi possível acomapanhar as apresentações focadas no tema de startups: ABStartups, Dinamize, Rocket.Chat, 33 & 34, In Loco Media, ABDI, MaxMilhas e Sympla.

As palestras relacionadas diretamente com startups mostraram que:

  • As ideias não podem ficar somente no papel.
  • Não existe uma idade para criar uma empresa / empreender.
  • É importante ter a noção que muitas startups não conseguem investimento inicialmente.
  • Não existe glamour, existe sim muito trabalho por traz de uma startup.
  • É preciso preparação para fazer um pitch sobre a empresa e/ou o produto, e há alguns caminhos para isso, foi disponibilizado o guia no link http://bit.ly/pitchdeck_evento
  • Você precisa conhecer a linguagem de startups e os termos de investimentos, e ler bem o contrato quando você recebe um aporte financeiro. Alguns termos de investimentos: SA, Debêntures subordinadas, Debêntures conversíveis, Mútuo conversível, Captable da companhia, Secundária, Valuation Post Money.
  • Nem sempre o aporte financeiro de terceiros é o melhor caminho para o crescimento.
  • Aprender a PIVOTAR.
  • Deve-se construir uma cultura forte.

 

Como foi o primeiro dia do Gramado Summit 2018?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?