A estruturação da área de endomarketing é uma dúvida muito comum nas empresas, em alguns casos essa área fica junto ao marketing, em outros na área de Gestão de Pessoas, outras vezes na Comunicação Institucional.
O que define a estrutura é o tamanho da empresa, número de funcionários e o volume das informações e/ou eventos de relacionamento com o público interno, ou seja, essa área pode ter poucos funcionários e/ou muitos, depende muito do perfil de cada organização.
Em alguns casos a área não existe, mas as atividades são conduzidas por algum profissional com característica multifunção e/ou através da formação de um grupo ou comitê de trabalho.
Independente da estrutura sempre recomendamos que as ações de endomarketing sejam trabalhadas em conjunto pelas áreas de marketing e gestão de pessoas, pois ambas precisam ter um alinhamento para que não ocorram ruídos de comunicação na empresa ou no mercado.
Caso seja um grupo de empresas, é muito importante que os profissionais de endomarketing circulem pelas unidades para que possam observar as realidades e contextos das equipes, sentir o clima organizacional, perceber e dialogar sobre as dificuldades existentes. Na prática não conseguimos visualizar uma área de endomarketing que não tenha contato direto com todos os funcionários.
Quando a empresa decide investir e estruturar uma área de endomarketing, sempre recomendamos que o profissional que irá assumir essa área esteja preparado em termos comportamentais e tecnicamente. Para tanto, o profissional precisa investir em si mesmo, atualizar-se constantemente e estar conectado com as tendências de mercado.
Desta forma, fizemos um resumo para que você possa entender um pouco melhor:
Quais os conhecimentos necessários?
Quais as habilidades?
Quais as atitudes?