Como estruturar a área de endomarketing?

06/02/2019

A estruturação da área de endomarketing é uma dúvida muito comum nas empresas, em alguns casos essa área fica junto ao marketing, em outros na área de Gestão de Pessoas, outras vezes na Comunicação Institucional. 

O que define a estrutura é o tamanho da empresa, número de funcionários e o volume das informações e/ou eventos de relacionamento com o público interno, ou seja, essa área pode ter poucos funcionários e/ou muitos, depende muito do perfil de cada organização. 

Em alguns casos a área não existe, mas as atividades são conduzidas por algum profissional com característica multifunção e/ou através da formação de um grupo ou comitê de trabalho. 

Independente da estrutura sempre recomendamos que as ações de endomarketing sejam trabalhadas em conjunto pelas áreas de marketing e gestão de pessoas, pois ambas precisam ter um alinhamento para que não ocorram ruídos de comunicação na empresa ou no mercado.

Caso seja um grupo de empresas, é muito importante que os profissionais de endomarketing circulem pelas unidades para que possam observar as realidades e contextos das equipes, sentir o clima organizacional, perceber e dialogar sobre as dificuldades existentes. Na prática não conseguimos visualizar uma área de endomarketing que não tenha contato direto com todos os funcionários.

Quando a empresa decide investir e estruturar uma área de endomarketing, sempre recomendamos que o profissional que irá assumir essa área esteja preparado em termos comportamentais e tecnicamente. Para tanto, o profissional precisa investir em si mesmo, atualizar-se constantemente e estar conectado com as tendências de mercado.

Desta forma, fizemos um resumo para que você possa entender um pouco melhor:

Quais os conhecimentos necessários?

  • Formação técnica nas áreas de Gestão de Pessoas, Marketing, Administração, Relações Públicas, Propaganda e Publicidade, Design. 
  • Conhecimento da língua portuguesa e de outros idiomas caso a empresa tenha outras unidades e/ou profissionais no exterior.
  • Organização de eventos (protocolos e cerimonial).
  • Construção e análise de pesquisas internas (clima organizacional, engajamento etc).
  • Produção de conteúdos.
  • Fotografia.
  • Gestão de projetos.
  • Construção de orçamento (budget).
  • Implementação de métricas e indicadores.
  • Conhecimento em ferramentas digitais / on-line.

Quais as habilidades?

  • Comunicação
  • Relacionamento Interpessoal
  • Criatividade
  • Flexibilidade
  • Visão Sistêmica
  • Liderança
  • Análise de dados e informações

Quais as atitudes?

  • Pró-atividade
  • Determinação
  • Persistência
  • Resiliência
  • Vontade
  • Energia
Como estruturar a área de endomarketing?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?