Como contratar uma agência de comunicação com foco em endomarketing?

18/01/2021

Endomarketing é extremamente estratégico para uma organização, se for bem conduzido pode trazer muito resultado e impacto no engajamento e comprometimento dos profissionais da empresa. Caso não seja bem conduzido, pode simplesmente gerar muito esforço, trabalho e inclusive não fazer sentido para as pessoas da empresa. 

No processo de endomarketing é comum haver uma fase onde as empresas definem uma agência de comunicação para efetivamente auxiliar no desenvolvimento das ações, e principalmente na construção da identidade visual, do desenvolvimento dos materiais propriamente dito (on-line e off-line). 

Então, algumas pessoas costumam me perguntar: o que levar em consideração no momento de contratar uma agência de comunicação:

1. Tenha um planejamento de endomarketing já definido e alinhado com o que a direção da empresa espera. Lembre-se que nem todas as agências têm o foco no planejamento e fazer um planejamento mensal pode ser muito desgastante, e uma ação pode ficar dissociada de outra ação.

2. Entregue para a agência o Brandbook para evitar que a comunicação interna e externa estejam muito distantes. Vejo muitas empresas onde a comunicação interna e externa parecem tratar de empresas diferentes. Às vezes a empresa valoriza mais o externo do que o interno. 

3. A agência não necessariamente precisa ter uma experiência prévia em endomarketing, porém precisa ter uma metodologia de trabalho que priorize alguns pontos, tais como: atendimento no prazo, método de trabalho, criatividade. Eu mesma já contratei uma agência que nunca tinha atendido outras empresas nessa área e foi um sucesso, porque justamente conseguiam trazer soluções diferentes das existentes no mercado.

4. A agência não é a responsável pelo endomarketing da sua empresa. Lembre-se que a empresa precisa ter os pilares bem definidos, se o foco da agência for somente na produção do que é solicitados e não houver a preocupação com os resultados, certamente a sua empresa estará gastando dinheiro e tempo.

5. Defina um fluxo de trabalho com a agência e lembre-se que a estratégia precisa ser definida antes de ir para a execução.

É importante que a empresa e a agência atuem como parceiros estratégicos, que estejam abertos para feedbacks, porque é isso que vai garantir um trabalho de qualidade e o resultado. 

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