Alpha Assessment: uma ferramenta poderosa para desenvolver a liderança

20/02/2018

Há alguns anos a nossa empresa está habilitada para aplicar o Alpha Assessment, e como profissionais da área de coaching sempre buscamos ferramentas e instrumentos que possam nos auxiliar durante o processo para ter mais assertividade. O Alpha é um assessment baseado em pesquisas desenvolvidas por Kate Ludeman e Eddie Erlandson, que inclusive publicaram um artigo na Harvard Business Review em 2004. Ou seja, é uma ferramenta validada cientificamente, nós sempre frisamos isso, pois há inúmeros instrumentos no mercado e nem sempre os mesmos são baseados em pesquisa, e em alguns casos é possível manipular os resultados. Hoje consideramos o Alpha uma das melhores ferramentas disponíveis para ter uma leitura sobre os pontos fortes e as oportunidades de melhorias, principalmente para gestores e líderes, e/ou para pessoas que buscam uma ascenção profissional.

Em alguns casos, esse instrumento também pode ser utilizado em processos de recrutamento & seleção de executivos de alto escalão. Para você ter uma ideia, muitas multinacionais, tais como Apple, Dell, Microsoft e Motorola já utilizaram esse instrumento em função do alto índice de assertividade. Atualmente a ferramenta está disponível de maneira on-line e há uma versão em português, porém somente profissionais credenciados podem realizar a aplicação e a devolutiva da mesma. O instrumento é composto por 120 perguntas, e após o preenchimento é gerado um relatório que apresenta a predominância de perfil:  comandante, visionário, estrategista e executor, e identifica se o profissional é um Alpha, ou seja, um profissional realizador.

O resultado da avaliação serve como um guia para a identificação das tendências de comportamento e as áreas de risco, permite aumentar a autopercepção, preencher lacunas na forma como é exercida a liderança, e ainda, é possível identificar se é necessário contratar na equipe outros perfis de profissionais para equilibrar os pontos fortes e riscos do gestor / líder, pois muitas vezes o líder é importante para a empresa e não está utilizando todo o seu potencial. Algumas vezes, esse gestor precisa ter pessoas que o complemente para atingir os objetivos da empresa. 

Independente do resultado do Alpha Assessment e se o profissional é um Alpha ou não, o relatório é tão rico que possibilita o desenvolvimento de um plano individual para atingir os resultados tanto da empresa quanto pessoais. Se você quiser conhecer mais sobre o Alpha assessment, agende um horário conosco!

Alpha Assessment: uma ferramenta poderosa para desenvolver a liderança

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?