8 insights para se tornar um líder bem sucedido!

30/01/2018

Há algum tempo venho trabalhando com o desenvolvimento de lideranças e eu sempre faço a seguinte pergunta para as pessoas com os quais trabalho: Quem foi o líder que mais lhe inspirou na sua vida profissional?Infelizmente, muitas vezes a resposta é o silêncio, e quando há respostas, algumas vezes são frustrantes, na maioria das vezes, as pessoas não conseguem lembrar de alguém que efetivamente tenha sido um líder. Geralmente, as pessoas trazem mais exemplos negativos do que positivos e não conseguem se espelhar em alguém. Então, eu sempre me questiono: O que torna uma pessoa um líder de sucesso? Quais as características de um verdadeiro líder? Como se tornar um líder que entrega resultados e ainda inspira pessoas?

Esses questionamentos sempre me levam a uma incessante busca por evidências que me ajudem a  encontrar formas para ajudar outras pessoas a se desenvolverem como líderes. Eu não acredito em líderes natos, acredito sim em desenvolvimento. Uma dessas evidências foi uma pesquisa que fiz durante o mestrado, na qual estudei a percepção dos líderes versus liderados, e de forma geral, os resultados dessa pesquisa mostraram que a maioria dos líderes não tem a mesma percepção que os liderados, ou seja, existe um gap de percepções, sendo que na maioria das vezes o líder se “enxerga” de uma forma, que é bem diferente da forma como os liderados o enxergam. 

Diante disso, tenho sugerido frequentemente aos líderes para que busquem o Feedback junto as suas equipes, às vezes esse Feedback pode “doer”, mas se realmente o líder estiver interessado em se aprimorar continuamente, esse simples fato de solicitar Feedback sobre as percepções dos liderados pode fazer com que o líder cresça exponencialmente, juntamente com a sua equipe. Mais do que nunca as pessoas querem ser ouvidas, há uma forte tendência das pessoas buscarem empresas que proporcionem um trabalho com significado, independente dos demais fatores que possam servir como motivadores.  

O trabalho com significado pode ser a missão diária do líder e se o líder tiver esse entendimento, pode crescer muito e construir uma carreira sustentável. Quantas vezes você foi solicitado para desenvolver uma determinada atividade que nem sabia qual era o objetivo? Quantos vezes as pessoas preenchem relatórios e não sabem a importância daquilo? 

Há ainda um problema do ego presente em muitas empresas e equipes, alguns gestores pensam que liderança é cargo, e usam o poder ou a autoridade para dizer que são líderes, mas em essência, não o são. Um líder é aquele que as pessoas querem seguir sem que sejam obrigadas a seguir, não estou dizendo que um líder tem que ser bonzinho, apenas precisa ser um bom exemplo. Se você quer uma equipe engajada, comprometida e que busca resultados, você precisa ser assim todos os dias e todos os minutos ou segundos. Palavras sem atitudes não movem pessoas. 

Em complemento a isso tudo que estou dizendo, recentemente tive acesso a uma pesquisa publicada pela HBR que avalia o desempenho dos melhores CEOS do mundo. Nessa pesquisa, Pablos Islas, da Inditex (Zara, Zara Home, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Uterqüe) lidera a lista, responsável pela expansão mundial da empresa, permitiu que a empresa abrisse em média uma loja por dia, e o valor de mercado da empresa aumentou sete vezes, tornando-se a mais valiosa da Espanha. Isla é tido como humilde, prefere um estilo de gestão próximo aos funcionários, e eu acredito que é isso que faz um gestor ser um líder de sucesso, aquele que faz com que as pessoas atinjam os resultados e os resultados se sobressaem sem que precisem ser anunciados sob holofotes.  

Outro exemplo que venho estudando há algum tempo é o caso do Márcio Fernandes, que liderou a Elektro, simplesmente transformando a empresa com a filosofia da felicidade no ambiente de trabalho, sua humildade e sabedoria para transmitir a sua filosofia de gestão, tem inspirado inúmeras pessoas na busca por uma forma diferente de liderar, que não é mais aquele modelo impositivo ou coercitivo. 

Outros dados que chamam a atenção é o foco errôneo das empresas no desenvolvimento dos seus líderes, uma pesquisa da Corporate Executive Board, mostra que 66% das empresas investem em programas destinados a identificar funcionários de alto potencial e ajudá-los a progredir, porém somente 24% dos executivos seniores dessas empresas consideram esses programas bem-sucedidos, e isso me leva a pensar que muitas vezes essas empresas não estão olhando exatamente o que aquele indivíduo precisa para se desenvolver, às vezes o próprio processo de escolha desses potenciais líderes é inadequado. Essa mesma pesquisa evidencia que as empresas devem resistir à tentação de exigir altos níveis em todas as competências que um líder precisa ter, pois não há líderes perfeitos. 

Com base na minha experiência, o desenvolvimento ou formação de novos líderes passa pelo autoconhecimento do próprio individuo, e isso inclui “mergulhar profundamente em si mesmo”, “entender como você funciona para depois entender como os demais funcionam”, esse entendimento leva tempo e dedicação, não acontece de um dia para o outro, é preciso investir em assessments e muitas vezes ouvir aquilo que você não quer ouvir, mas é exatamente nesse ponto que você vai descobrir o que precisa fazer para se tornar melhor. 

Por isso, coloquei aqui alguns oito insights para você aplicar hoje na sua carreira e se tornar um líder diferenciado:

  1. Faça reuniões com a sua equipe - procure ouvir aquilo que às vezes não é dito. 
  2. Solicite feedbacks - dos seus funcionários e também dos seus pares, e não fique na defensiva, escute realmente o que as pessoas têm a dizer; se você tem filhos (as), questione seus filhos (as), geralmente eles são muito sinceros. 
  3. Organize o seu tempo - organize a sua agenda para ter momentos de integração com a sua equipe e não apenas atividades laborais.
  4. Delegue e coloque a sua equipe na vitrine - para você conhecer o potencial das pessoas, você precisa saber delegar e isso significa empoderar outras pessoas para que façam atividades de alta responsabilidade e complexidade, e sim, é muito importante colocá-las na vitrine para que se sintam valorizadas e reconhecidas. Cada líder que você desenvolve, você se torna ainda mais forte e capaz de assumir outras funções.
  5. Elogie - elogie pequenas ações, elogie resultados, elogie a pró-atividade, sempre de forma sincera e transparente.
  6. Não seja um centralizador - as pessoas não se sentem bem com gestores centralizadores, pessoas que seguram tudo para si, e que precisam revisar tudo, isso demonstra falta de confiança e torna o seu dia a dia muito cansativo, você perde o foco do resultado e passa a microgerenciar. 
  7. Construa um time vencedor - times vencedores são parte de uma estratégia maior, que envolve capacitação, identificação de competências e habilidades e mostrar o caminho.  
  8. Invista em Coaching - é muito difícil se desenvolver sozinho, pessoas de sucesso geralmente tem um Coach, alguém íntegro, que possa lhe ajudar a identificar as oportunidades de melhoria.

E então para finalizar, fica o questionamento: Como você quer ser lembrado como líder? Que tal dar o primeiro passo no processo de transformação?

8 insights para se tornar um líder bem sucedido!

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?