5 estratégias para a sua carreira decolar

15/03/2018

Um levantamento da Hay Group com 4 milhões de profissionais no mundo indicou que: 63% dos entrevistados entendem que o trabalho proporciona oportunidades de desenvolver novas habilidades e talentos; 56% afirmou que tem ideia clara dos possíveis rumos profissionais a seguir, e ainda 52% diz que se mantém informado sobre o que é preciso fazer para crescer na carreira. O que isso mostra? O próprio funcionário é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento da sua carreira, mas nem sempre todas as pessoas possuem essa percepção.  Muitas pessoas ficam aguardando que a empresa crie as oportunidades, que a empresa proporcione cursos/treinamentos, ao invés de buscar o próprio desenvolvimento. 

Pessoas bem sucedidas conhecem muito bem a si mesmo, buscam o autodesenvolvimento constantemente, sabem qual é o próximo passo que devem dar, criam ou desenvolvem as próprias oportunidades no ambiente de trabalho, e isso significa ser pró-ativo, ter uma visão global de negócios. 

A minha experiência mostra que o próprio profissional pode utilizar estratégias para a carreira decolar, e optei por destacar cinco das principais:

  • Esteja em sintonia com os objetivos da empresa: Se o seu objetivo é crescer dentro da própria empresa na qual você atua, é muito importante você estar em sintonia com os objetivos da empresa, defenda suas ideias e reforce as prioridades atuais da empresa. Saiba exatamente onde a empresa quer chegar e decida o que você pode fazer para ajudar a empresa a chegar lá? A maioria das pessoas se contenta em apenas realizar suas atividades, sem saber qual é exatamente o objetivo da empresa.
  • Respeite as hierarquias e saiba transitar pela arena política: A maioria das empresas ainda possui uma estrutura hierárquica, poucas empresas utilizam o modelo de holocracia, ou seja, o profissional que deseja crescer deve saber respeitar as hierarquias e transitar pela arena política, entender qual é o seu papel dentro da empresa e evitar passar por cima do seu gestor, isso torna mais fácil vender sua ideia para a empresa, pois o seu gestor precisa apoiar suas ideias. Claro que isso não significa que você deve limitar o seu networking somente às pessoas da sua equipe, muito pelo contrário, você deve ter um bom relacionamento com todas as pessoas da empresa e ser visto/percebido pela empresa.
  • Invista no marketing pessoal: Entenda qual é a dinâmica de crescimento dentro da empresa, quais são as oportunidades existentes e aprenda a vender a sua imagem, isso inclui saber qual é o código de vestimenta da organização, como os gestores se comportam no topo, o que você pode fazer para ser percebido pelos demais, em quais projetos você deve se envolver para crescer. Qual é a linguagem utilizada pelos gestores? Tem algumas empresas que fica nítido quais os indicadores que são prioritários, esses devem estar na ponta da língua.
  • Alie-e às pessoas: Busque apoio das pessoas para concretizar suas ideias, trabalhe verdadeiramente em equipe e entenda que se um projeto for bem feito e tiver resultados, todas as pessoas da equipe poderão ter retornos positivos.
  • Feedback constante: Invista em feedback constante com as pessoas da equipe, o próprio gestor e a família, aprenda a ouvir sem rebater os feedbacks recebidos, quanto mais feedbacks você receber, mais oportunidade de crescimento você pode ter. 

Se você quiser se desenvolver ainda mais, responda essas perguntas para você mesmo: Onde exatamente eu quero chegar nessa empresa? O que estou fazendo para chegar lá? Como posso demonstrar que tenho uma visão sistêmica e de negócios? Que projetos você tem em mente e que podem contribuir para o resultado da empresa? Crescer na carreira exige autoconhecimento, responsabilidade para buscar o próprio crescimento, e ter uma mente aberta para enxergar as oportunidades que existem dentro do negócio, também é importante saber agir como dono da empresa, imagine que você tivesse que gerenciar o negócio por um dia, o que você faria? Quais as preocupações do dono da empresa? Atitudes diferentes fazem com que as pessoas cresçam dentro das organizações. Então, qual será o seu primeiro passo para fazer com que a sua carreira decole?

5 estratégias para a sua carreira decolar

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?