5 erros na elaboração do planejamento comercial

27/08/2017

Planejar é essencial, entretanto pesquisas mostram que muitas empresas não apresentam planejamento estratégico e planejamento estratégico comercial ou de vendas.

O planejamento vai além de definir onde chegar, contempla também quando chegar, como chegar, por que chegar e quais os recursos necessários para chegar lá.

Por que algumas empresas vendem um volume muito maior de produtos similares ou até mesmo inferiores e tem mais sucesso? Provavelmente a estratégia comercial esteja melhor definida.

Veja a seguir os 5 principais erros em planejamento de vendas:

 

1 – Não analisar a situação atual:  Planejar sem conhecer a realidade atual da empresa é perigoso, pois você pode incorrer em estratégias que não apresentam resultado, para evitar isso:

Analise a sazonalidade de vendas dos produtos;

Aplique as 5 Forças de Porter para conhecer a competitividade da empresa;

Entenda qual é o segmento de clientes com maior potencial de compras;

Conheça o seu ticket médio;

Conheça a taxa de conversão de vendas.

 

2 – Não definir um responsável:  Esse erro geralmente compromete o planejamento, pois a falta de clareza de quem é responsável por cada ação, cria um precedente para que a ação não seja realizada. Para impedir que isso aconteça uma ferramenta simples de ser entendida e aplicada é o tradicional método 5W2H, basicamente um plano de ação eficiente que estabelece todas as ações e um responsável para cada uma delas.

 

5 W:

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando?)

Who (por quem será feito?)

 

2H:

How (como será feito?)

How much (quanto vai custar?)

É sempre importante estabelecer um cronograma para a realização de reuniões mensais, para avaliar o desempenho da equipe na implantação das tarefas e assim manter a efetividade da ferramenta.

 

3 – Não medir a performance

É comum a definição de um planejamento que pareça consistente, mas que em algumas semanas começa a perder o sentido, pois os resultados não atendem a expectativa inicial.

Não medir o desempenho de forma qualitativa (por que chegamos a estes números) e quantitativa (número de visitas, número de pedidos, pipeline de vendas, etc.) compromete o desempenho da estratégia comercial.

Em vendas o foco está no resultado e se não há preocupação com a mensuração do resultado algo está errado!

Alguns indicadores que podem ser mensurados:

  1. Numero de ligações realizadas
  2. Número de visitas realizadas
  3. Número de negociações iniciadas
  4. Numero de negócios que avançaram no funil de vendas
  5. Número de negócios quentes para fechamento
  6. Taxa de conversão de vendas
  7. Número de clientes ativos
  8. Número de clientes inativos
  9. Número de negócios fechados
  10. Total em valor de negócios fechados
  11. Número de reclamações de clientes
  12. Ticket médio de vendas
  13. Vendas por vendedor
  14. Vendas por região
  15. Vendas por segmento de clientes

 

4 – Definição de metas subjetivas

As metas não podem ser definidas ao acaso, elas precisam estar embasadas em diretrizes que evidenciem a capacidade de atingimento.

Para que se defina metas realistas e desafiadoras é preciso:

  1. Analisar a concorrência
  2. Ter claro qual é a capacidade de venda da empresa
  3. Conhecer a realidade econômica do mercado consumidor
  4. Conhecer a competitividade da empresa
  5. Com base na Proposta de Valor definir o segmento de clientes que a empresa se propõe a atender e qual é o tamanho deste mercado consumidor.

 

5 – Pensar apenas no curto prazo

Quando as empresas não possuem um planejamento estratégico, é comum sentirem os efeitos de todas as mudanças e crises que ocorrem no mercado, e por consequências, acabam cometendo erros ao incentivar os vendedores a “empurrarem” qualquer produto para o cliente, sem a preocupação com a proposta de valor.

 Estas estratégias tendem a dar resultados no curto prazo, mas certamente não é a melhor estratégia no longo prazo.

O ideal é nutrir o relacionamento com o cliente a fim de mantê-lo na base de clientes, fazendo com que o mesmo permaneça cliente por um longo período, garantindo assim o crescimento orgânico da empresa, bem como manter um cliente custa muito menos que adquirir um novo cliente.

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