3 ferramentas estratégicas para você ter mais tempo

05/01/2018

Você já se deu conta de quantas horas perde por dia por falta de organização e gestão? Quantas vezes você já estabeleceu metas para si mesmo e nunca conseguiu cumprir? Quantas vezes você gostaria de ter brincado mais com o seu filho (a) e simplesmente não teve tempo, porque tinha algum relatório para entregar? Quantas vezes você quis fazer aquele curso fantástico que poderia revolucionar a sua vida e você não o fez por falta de tempo?

Você já parou para pensar quanto tempo tem desperdiçado em atividades inúteis, que não levam você a lugar nenhum? Você quer de verdade mudar essa situação? Ganhar tempo para gastar com o que é mais importante?

 

Pesquisa realizada pela Medis mostra que  57% dos brasileiros diz que não sabe fazer um bom planejamento, 35% está acostumado a adiar coisas, a famosa procrastinação, fora um percentual gigantesco de pessoas que participam de inúmeras reuniões inúteis e que não sabem dizer não, porque simplesmente não aprenderam com fazer isso.

 

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para lhe ajudar. Há inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para você gerenciar melhor o seu tempo e ganhar mais tempo com aquilo que é mais importante na sua vida. Geralmente o que é mais importante, é deixado em segundo plano, porque sempre pensamos que vamos ter tempo para fazer depois. Às vezes não dá tempo de fazer depois e quando nos damos conta, perdemos o essencial para viver o urgente. Pense comigo: Se hoje fosse o seu último dia de vida, como você gostaria de passar esse tempo? O que você faria de verdade para aproveitar o último dia da sua vida? 

 

Eu não estou dizendo que a sua vida vai acabar hoje ou que você deve abandonar o seu trabalho ou as atividades que fazem parte do seu dia, apenas lhe convido a refletir sobre as suas prioridades, sobre as suas escolhas e sobre a importância que atribuímos ao que não é importante. Eu mesma já trabalhei diversas vezes 12h ou 14 horas consecutivas ou até mais, e olho para o passado e vejo que isso não faz mais sentido, é muito melhor trabalhar de forma mais inteligente, utilizando o tempo de forma estratégica e  ferramentas assertivas que mantenham o nosso foco, e a partir daí, ganhar tempo para gastar com o que tem mais valor.

 

Eu vou lhe apresentar algumas das ferramentas que venho utilizando e que me ajudaram muito no dia a dia, claro que são apenas 5 ferramentas, mas cada pessoa deve identificar o que faz mais sentido para si mesmo, e ainda, testar as ferramentas com as quais mais se identifica: 

 

Trello: é uma plataforma gratuita, que você pode organizar as suas atividades e de outras pessoas também, muito recomendada para gestores de equipes, tem múltiplas funcionalidades, é super intuitiva, fácil de aprender e utilizar. Acesse: https://trello.com

 

Planejamento de atividades: Faça um planejamento simples, em uma simples folha de papel, anote 5 atividades que você precisa fazer, e estabeleça o horário que vai desenvolver as mesmas. Comece fazendo um planejamento diário e depois semanal, conforme você vai percebendo que está conseguindo desenvolver as atividades, atribua um prêmio para si mesmo, e se você conseguir concluir 100%, entregue esse prêmio e celebre. Ex.: Um dia só para você em um salão de beleza, um almoço diferente em um restaurante que você sempre quis ir e nunca teve tempo, um passeio com experiências pelo caminho etc.

 

Técnica de Pomodoro: é uma metodologia que foi criada por Francesco Cirillo, onde organiza-se ciclos de trabalho curtos, ou seja, você trabalha 25 minutos intensamente e tira 5 minutos de descanso. Quer saber mais sobre essa técnica? Acesse: www.pomodorotechnique.com

 

PS.: Quer iniciar 2018 de uma forma diferente? Convido você a aprender mais sobre gestão do tempo e fazer disso um hábito na sua vida, tenho certeza que os seus ganhos serão incríveis.

3 ferramentas estratégicas para você ter mais tempo

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?