12 perguntas para entender o engajamento da sua equipe

01/03/2018

Engajamento de equipes é um termo que está em alta, em qualquer reunião que você participe com diretores e/ou gestores de pessoas este termo está presente. Mais do que simplesmente ter uma equipe motivada, os dias de hoje exigem pessoas engajadas. Por que isso acontece? Funcionários engajados produzem mais, e consequentemente, os resultados finais da empresa são melhores. Uma pesquisa da Gallup mostrou que empresas com alto nível de engajamento demonstram ser em média 22% mais produtivas e recebem de 25 a 65% menos reclamações de clientes.

Obviamente há várias definições e entendimentos sobre engajamento, mas de uma forma bem simples e objetiva, engajar é fazer as entregas com as quais você se comprometeu, é estar de acordo com os valores e princípios da empresa, defender os projetos da empresa, buscar os melhores resultados para a empresa, pertencer de fato e não apenas estar de “corpo” presente na organização. Eu costumo dizer que engajar é  entender qual é o seu papel dentro da empresa e utilizar todo esse potencial para gerar resultados, e tudo isso tem relação com o EVP - Employee Value Proposition (Proposta de Valor para os Funcionários). Muitas empresas não conseguem deixar claro qual é a proposta de valor para a equipe e perdem bons funcionários por não olharem com atenção pessoas com alto potencial. Então, qual é a proposta de valor da  sua empresa? Quais os valores que sustentam essa proposta para os funcionários?  Como você identifica e desenvolve pessoas de alto potencial?

Todos esses questionamentos deveriam ser respondidos pelas empresas, e ao mesmo tempo, as empresas deveriam realizar algumas perguntas para os funcionários para entender se estão engajados. Nesse sentido, Marcus Buckingham e os pesquisadores da The Gallup Organization desenvolveram 12 perguntas essenciais para entender o engajamento. Conforme a pesquisa desses estudiosos, se as pessoas responderem SIM para as perguntas abaixo, significa que estão engajadas: 

  1. Eu sei o que esperam de mim no trabalho?
  2. Eu tenho os materiais e equipamentos que necessito para fazer o meu trabalho corretamente?
  3. No meu trabalho, eu tenho a oportunidade de fazer o que faço melhor todos os dias?
  4. Nos últimos sete dias eu recebi reconhecimento ou elogios por realizar um bom trabalho?
  5. Meu supervisor ou alguém no trabalho, parece se importar comigo como pessoa?
  6. Há alguém no trabalho que incentiva meu desenvolvimento?
  7. No trabalho, parece que minhas opiniões têm importância?
  8. A missão ou finalidade da minha empresa me faz sentir que o meu trabalho tem importância?
  9. Meus colegas de trabalho têm o compromisso de realizar trabalho de qualidade?
  10. Eu tenho amigos no trabalho?
  11. Nos últimos seis meses, alguém no trabalho conversou comigo sobre meu progresso profissional?
  12. Nesse ano que passou, eu tive oportunidades de aprender e crescer no trabalho?

A partir dessas perguntas é preciso também entender qual o alinhamento que existe entre empresa e funcionários, entre líderes e liderados, e mais do que isso perceber se as pessoas estão engajadas, ou se a empresa precisa investir tempo e recursos para fazer essa construção. Para construir engajamento é necessário desenvolver muita comunicação e trabalhar a liderança para que de fato sejam líderes. Líderes transformam ambientes, mas para isso precisam estar preparados. 

12 perguntas para entender o engajamento da sua equipe

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