10 livros que você precisa ler sobre inteligência emocional

05/04/2019

Inteligência emocional (QE) é a capacidade de entender e compreender o que estamos sentindo, assim como identificar o que nos provoca determinadas emoções. Hoje sabemos que a inteligência emocional é muito mais importante do que o QI e em algumas corporações busca-se pessoas com maior QE do que QI. Cientificamente já está comprovado que pessoas com maior inteligência emocional geram mais resultados financeiros (lucro) para as organizações. Assim como estudos sobre felicidade no ambiente de trabalho e psicologia positiva  mostram que os otimistas se saem muito melhores do que os pessimistas. 

No passado as pessoas acreditavam que inteligência emocional era apenas uma área estudada por psicoterapeutas, psicológos, terapeutas, etc. Hoje sabemos que qualquer pessoa pode se desenvolver nesse aspecto, eu mesma sou administradora e fiz vários cursos nessa área para ampliar meus conhecimentos e me desenvolver enquanto pessoa.

Na MKF desenvolvemos um curso prático para você desenvolver competências da inteligência emocional, mas sabemos que nem sempre as agendas permitem que as pessoas participem. Por isso, selecionamos alguns livros que podem ajudar você a se desenvolver:

* Preciso Saber o que Sinto de Eugênio Mussak - Esse livro nos permite refletir sobre o nosso dia a dia, sobre o nosso mundo interior, buscar conexões profundas, mostra a importância das crises cotidianas, a necessidade do equilíbrio na vida, o poder dos relacionamentos, o valor do dinheiro e das coisas, como lidar com as perdas, como brincar independente da idade. Eu considero esse livro uma dádiva, pois ganhei de presente do próprio autor e sempre que quero me aprofundar, releio o livro para buscar algo novo.

* O Código da Inteligência de Augusto Cury - Esse livro apresenta as principais armadilhas da mente e como podemos desenvolver a inteligência sócio-emocional para termos sucesso profissional e pessoal. O autor aborda o código do eu como gestor do intelecto, o código da autocrítica, o código da resiliência, o código do debate das ideias, o código do carisma, o código da intuição e ainda o eu como gestor da emoção. 

* O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas de Daniel Goleman - Esse livro contempla os fundamentos da inteligência emocional e acrescenta dados mais recentes de pesquisa, eu particularmente gosto do capítulo que aborda o autodomínio.

* Inteligência Emocional da HBR - Esse livro contempla um compilado de artigos relacionados com o tema da inteligência emocional, basicamente são os melhores artigos da HBR sobre o tema. 

* Inteligência Emocional 2.0 de Travis Bradberry e Jean Greaves - O legal desse livro é que apresenta estratégias para você desenvolver autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão dos relacionamentos. É um livro bem rápido de ser lido e com práticas que podem ser aplicadas. Tem também um teste para autoaplicação.

* Gestão da Emoção do Augusto Cury - Augusto Cury apresenta nessa obra técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansieade, melhorar o desempenho e se libertar para ter mais criatividade. 

* Inteligência Emocional do David Walton - Esse livro é recheado de dicas, de aspectos que nunca podemos esquecer, também apresenta alguns testes rápidos para que as pessoas possam elevar o autoconhecimento.

* Caderno de Exercícios de Inteligência Emocional - É um pequeno livro com exercícios que podem ser feitos por qualquer pessoa, esses exercícios nos fazem pensar e refletir sobre as situações da nossa vida.

* 13 coisas que as pessas mentalmente fortes não fazem de Amy Morin - Basicamente o livro apresenta dicas práticas para você não se prender ao passado e fortalecer a sua mente. Sabemos que uma mente fortalecida tem muito mais foco e pensamentos voltados para solução do que para o problema. 

* O Código da Mente Extraordinária de Vishen Lakhiani - O autor é fundador da Mindvalley, mostra como podemos aprender a fugir dos padrões e pensar fora da caixa, como buscar aquilo que você acredita ser o melhor para você e não para os autors. O autor tem também uma plataforma online com vários exercícios para tornar a mente extraordinária. 

Espero que você possa aproveitar essas dicas e se você gostou compartilhe, comente nas nossas redes sociais, e/ou se quiser levar o nosso curso para a sua empresa, entre em contato conosco!

Esse artigo foi escrito por Flávia C. Bernardi

10 livros que você precisa ler sobre inteligência emocional

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?